Pela primeira vez na história, a Solana (SOL) conquistou o posto de líder em volume de trading em exchanges descentralizadas (DEXes), deixando para trás a Ethereum (ETH), de acordo com dados recentes registrados pela DefiLlama. Nessa semana, a Solana registrou um salto de US$ 1.536 bilhão em 24 horas, superando a Ethereum, que acumulou US$ 1.164 bilhão no mesmo período.
Esse feito inédito marcou um evento raro, amplamente reconhecido pela comunidade cripto, inclusive pelo fundador da Solana, Anatoly Yakovenko, que expressou sua surpresa diante dessa significativa virada. A variação semanal da Solana atingiu 54,21%, contrastando com um declínio de 8% na Ethereum, sublinhando o domínio do ritmo de crescimento da altcoin ao longo do ano.
Ao longo de 2023, a Solana já havia demonstrado sua tendência a crescimentos, superando a Ethereum em vendas de NFTs e mantendo a maior margem de crescimento no período Year-to-Date entre as 15 principais criptomoedas.
Apesar desses sucessos diários, a Solana não planeja diminuir o ritmo. Seus objetivos futuros incluem mirar o XRP em capitalização de mercado e desafiar a Ethereum em valor total bloqueado (TVL) e volume cumulativo.
Solana
“Estamos orgulhosos das recentes conquistas da Solana. O sucesso em volume de trading em DEXes e liderança nas vendas de NFTs demonstra o vigor e a resiliência da comunidade da Solana. Nosso comprometimento é para impulsionar ainda mais a inovação e proporcionar um ecossistema robusto para desenvolvedores e usuários em toda a América Latina e globalmente”, diz Diego Dias, Head of Latam da Solana Foundation.
Este marco histórico reforça a posição da Solana como uma das principais blockchains do setor e destaca as mudanças dinâmicas que ocorrem no mercado de criptomoedas, à medida que novas altcoins continuam a desafiar os gigantes estabelecidos.
A CoinFabrik junto com a Solana Foundation, levará para a cidade de Buenos Aires um bootcamp e hackathon presencial de dois dias com foco em construção na rede Solana, entre os dias 12 e 13 de janeiro de 2024.
O objetivo é realizar o evento mensalmente, envolvendo e construindo a comunidade Solana na Argentina. Seu foco também está em aumentar a presença latina nos Hackathons Globais da Solana, preparando e capacitando equipes para participar e vencer.