Publicidade

Square e Twitter querem lançar exchange realmente descentralizada para o Bitcoin

Por Jorge Siufi

O CEO da Square e do Twitter, Jack Dorsey, quer dar mais funcionalidades ao Bitcoin, e os novos projetos estão surgindo.

Exchange descentralizada para o Bitcoin

Dorsey vem dando passos em projetos de criptoativos que estavam estacionados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora o CEO quer lançar uma exchange realmente descentralizada para o Bitcoin.

De acordo com Dorsey, atualmente a maioria das exchanges são centralizadas.

Para quem está acompanhando, a Binance é uma que se dizia descentralizada, mas de fato, está se tornando cada vez mais centralizada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em julho deste Dorsey havia falado dos projetos que o Twitter estava elaborando para dar mais utilidade ao Bitcoin, e falou sobre construir uma “plataforma aberta para serviços financeiros da criptomoeda”.

Troca fiduciária descentralizada

O nome do que a Square deseja criar é uma troca fiduciária descentralizada.

O projeto está sendo liderado pelo chefe de desenvolvimento estratégico do aplicativo Square Cash, Mike Brock.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trata-se de uma plataforma de código e protocolo abertos, onde “qualquer carteira poderá se conectar”, disse Brocck em uma postagem no seu perfil do Twitter.

O projeto foi classificado por Dorsey como sendo ambicioso, por ser uma troca exchange descentralizada específica para o Bitcoin.

O problema, segundo Dorsey

De acordo com Dorsey, atualmente os serviços prestados pelas exchanges têm o problema de ainda não permitirem que todos tenham acesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Para tanto, comprar Bitcoins hoje o usuário precisa usar exchanges centralizadas ou soluções centralizadas como o aplicativo Cash”, disse Dorsey.

E também o protocolo Bitcoin não aceita contratos inteligentes, algo que Dorsey vem pensando sobre, mas não disse se pretende tentar implementar algo para que isso mude.

Resolvendo o problema das exchanges centralizadas

São palavras de Dorsey: “devemos resolver esse problema através de uma carteira simples, sem custódia, disponível em todo o mundo”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E também lançando uma plataforma de negociação Bitcoin.

Dorsey disse que os princípios para se criar uma plataforma descentralizada para o Bitcoin ainda não foram totalmente definidos.

E que talvez seja desenvolvida com base no protocolo Rootstock, que é uma cadeia lateral do Bitcoin com suporte para contratos inteligentes.

A ideia visa os problemas de escalabilidade e taxas, que já possuem a Lightning Network para ajudar, também criar uma stablecoin e uma carteira fria próprias da Square e Twitter para armazenar Bitcoin.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile