Publicidade

SWIFT – Prontos para lançarem CBDCs para transações internacionais

Por Jorge Siufi

A Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT) realizou testes de implementação de moedas digitais dos Bancos Centrais (CBDCs).

A SWIFT fez testes para lançar mais de 200 shitcoins no mercado

O sistema internacional de pagamentos, SWIFT, anunciou que realizou testes de infraestrutura de CBDCs.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o chefe de inovação (CIO) da SWIFT, Tom Zschach, o primeiro teste com as CBDCs foi bem-sucedido.

Diversas CBDCs governamentais e ativos tokenizados de vários Bancos Centrais (BCs) foram implantados com sucesso na infraestrutura financeira.

Foram realizados dois testes com 14 BCs e outras instituições financeiras, dentre eles o Deutsche Bundesbank, HSBC, Banque de France, Intesa Sanpaolo, SMBC, Standard Chartered, Citi, Clearstream, Northern Trust, NatWest, e Wells Fargo, entre outros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A SWIFT analisou dezenas de cenários para emissão e transferência de títulos tokenizados, ações e dinheiro no mercado secundário, além de pesquisar sobre plataformas para tokenização de ativos com diferentes tipos de pagamentos em CBDCs.

Nos testes a plataforma foi capaz de integrar ao sistema diversas usabilidades de mensagens bancárias internacionais.

Os analistas da SWIFT acreditam que mais de 200 países já podem implantar suas CBDCs ao sistema para facilitar o comércio e transações internacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ativos digitais e tokens têm um enorme potencial para pagamentos e investimentos. Mas esse potencial só pode ser realizado se diferentes abordagens forem combinadas e trabalharem juntas”, disse Zschach.

E também disse que “as CBDCs devem ser compatíveis com os sistemas de pagamento, e nossa solução ajudará a desbloquear as possibilidades do futuro digital”.

Parcerias

A SWIFT firmou parceria com o provedor de oráculos, Chainlink, para testar pagamentos de prova de conceito (PoC) em diferentes blockchains.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E em setembro formalizou parceria com a fintech norte-americana, Symbiont, onde lançarão um projeto de troca de dados corporativos baseado em blockchain.

De acordo com a SWIFT, a plataforma poderá conectar diretamente suas redes a outros sistemas de pagamento por meio de um único gateway.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile