Publicidade

Taxas de transação de Bitcoin disparam após o halving

Por Bruna Grybogi

As taxas médias de transação na rede Bitcoin atingiram seu maior valor em 11 meses. De fato, como apontam os dados do Bitinfocharts, a taxa média por transação de Bitcoin passou de US$ 0,38 em 11 de abril, para US$ 5,16 em 14 de maio. 

O aumento na taxa média realmente disparou, valorizando 168% em apenas quatro dias. O crescimento se torna ainda mais expressivo ao observamos ao longo de 2020, desde 1º de janeiro a taxa média cresceu 1742%. No entanto, a maior parte desse crescimento começou duas semanas antes do halving, mais precisamente no dia 28 de abril.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Normalmente, as taxas de transação tendem a aumentar quando a rede passa por períodos de uso intenso. O gráfico abaixo mostra quantos megabytes de transações aguardam confirmação pelos mineradores do Bitcoin.

Como pode-se observar, a poucas semanas havia 80Mb de transações ocupando a rede. Embora este número tenha diminuído, ele ainda continua relativamente alto, com mais de 50Mb a serem processados.

Apontado como o principal causador do aumento repentino, os efeitos do pré-halving podem explicar o crescimento da taxa nas últimas semanas. No entanto, o acúmulo de transações (que podem levar de horas a até dias para serem liberados) continuou a se acumular. Assim, atualmente os usuários são forçados a escolher entre transferências rápidas, mas caras, ou baratas, mas lentas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile