A Tether, emissor da stablecoin USDT, está pronta para lançar seu token na Celo, uma blockchain compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) que está em transição para uma rede de camada 2 do Ethereum.
A data de lançamento do USDT na Celo ainda não foi divulgada, mas um porta-voz da Tether informou que acontecerá ‘em breve’. Este movimento marca uma expansão significativa para a Tether, trazendo o USDT para mais de uma dúzia de blockchains, incluindo Ethereum, Solana, Avalanche, Polygon e Near.
Benefícios da integração com Celo
A Celo foi lançada em 2020 com o objetivo de facilitar pagamentos para usuários móveis, mapeando números de telefone para endereços de carteiras cripto e prometendo tornar os pagamentos tão fáceis quanto enviar uma mensagem de texto, com taxas de transação extremamente baixas.
‘Com o Tether USDT em breve disponível na Celo, os usuários terão ainda mais opções para pagamentos rápidos e de baixo custo e acesso a casos de uso robustos de stablecoin que beneficiam usuários comuns em todo o mundo’, disse Rene Reinsberg, cofundador da Celo e presidente da Fundação Celo.
Impacto no ecossistema de pagamentos e finanças descentralizadas
A integração do USDT expandirá os casos de uso dos ativos estáveis nativos da Celo, como cUSD, cEUR, cREAL e eXOF, em áreas como remessas, poupança, empréstimos e pagamentos transfronteiriços.
A notícia chega em meio à comunidade cripto reclamando cada vez mais sobre as altas taxas na rede Ethereum, à medida que os preços do Ether ( ETH ) ultrapassam US$ 4.000.
Bro, literally if you could just concentrate on making it so I can buy $50 worth of shit coins for less than a $200 gas fee, I think we would all appreciate it. https://t.co/CMSFE4DocA
— T. Rowe (Mr. T.) (@1Bprice) March 10, 2024
Contribuidores centrais da Celo na cLabs também planejam propor o uso do USDT como uma moeda de gás para simplificar transações dentro de aplicações descentralizadas focadas em pagamentos e empréstimos.
A integração do Tether na Celo chega em um momento em que o fornecimento circulante do USDT ultrapassou 102 bilhões, destacando a crescente adoção de stablecoins no espaço cripto.