Tokens Alavancados

Por Jorge Siufi

Notoriamente tem crescido as possibilidades de investidores aumentarem a sua margem de lucro ou de gerenciamento de risco no mercado de criptoativos, devido às Exchanges estarem listando cada vez mais tokens FTX em seus books de ativos.

A FTX é uma Exchange de criptoativos derivativos (FTX Exchange Crypto Derivatives) incubada pela Alameda Research (https://www.alameda-research.com/), uma empresa fundada em 2017 que dá suporte de liquidez em criptoativos, e que movimenta centenas de milhões a bilhões de dólares diariamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em parceria com grandes empresas do ramo de Criptomoedas, a FTX (https://ftx.com/) atua de forma robusta em mercados futuros, “margin trading”, mercado Mover, Forex, OTCs (Over the conter), e Tokens Alavancados, e é especificamente sobre este último que abordaremos a seguir.

A alavancagem ou trade com margem é uma modalidade de investimento que diferentemente da modalidade convencional (spot market), custodia os Ativos dos investidores ou terceiros permitindo que os traders atuem no mercado com maiores quantias de valores capitais, alavancando as suas posições no mercado.

No caso específico das criptomoedas, os Tokens Alavancados (Leverage Tokens) obtém sua ação de preço negociando futuros perpétuos da FTX, e são teoricamente mais simples e automatizados para serem operados que o modelo de alavancagem mais habitual, realizado em plataformas específicas de trade.

🎯 As Melhores Memecoins para Comprar Agora
Confira as Oportunidades e Comece a Investir

Os Tokens Alavancados são criados e hospedados dentro da plataforma de contratos inteligentes da Ethereum ERC20, sendo especificados como Tokens BULL, BEAR, e HEDGE, e possuem valores de alavancagem previamente definidos.

Atualmente, diversas criptomoedas já foram pareadas com os Tokens BULL, que aumentam a porcentagem de valorização de um criptoativos em 3 vezes, e no par BEAR, que decrescem a porcentagem de desvalorização do Ativo em 3 vezes.

Tomando a criptomoeda ETH como exemplo, se o Token do ETH valorizar 1% em um movimento, o ETHBULL terá valorização de 3%, enquanto o ETHBEAR terá uma desvalorização de 3%; e o ETHHEDGE decrescerá 1% o seu valor. Em contrapartida, caso o ETH se desvalorize 1%, o ETHBULL decrescerá em 3%, o seu valor, enquanto o ETHBEAR valorizará 3%; e o ETHHEDGE valorizará em 1% o seu valor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo os seus desenvolvedores, estes Tokens com alavancagem gerenciam automaticamente a exposição do trader, reequilibrando-se para manter sua alavancagem alvo e impedir liquidações, minimizando a necessidade de gerenciamento de riscos e garantias. Também permitem maior flexibilidade de uso em diferentes plataformas de trade ou Exchanges, uma vez que tratam-se de Tokens ERC20 da Ethereum.

Outra funcionalidade importante é poder resgatar os Tokens Alavancados pelo valor líquido do ativo. Para tanto faz-se necessário que o investidor envie os seus Tokens Alavancados à FTX que os destruirá fazendo com que a conta BULL, BEAR ou HEDGE revenda o montante em futuros e credite o valor líquido na conta ou carteira do investidor.

Este mecanismo de criação e resgate de Tokens alavancados é o que garante que os Tokens Alavancados valham o que deveriam.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um investidor pode adquirir Tokens Alavancados através de compras à vista no mercado tradicional (ou spot market) por meios de Exchanges, o que é o mais recomendado. Também pode converter Tokens automaticamente de sua carteira de criptoativos, caso esta apresente esta função.

Uma terceira forma de aquisição de Tokens Alavancados é através da criação ou redenção destes Tokens, o que é pouco recomendado, pois este processo tem impacto sobre o mercado não possibilitando ao investidor saber o preço de seu Token até este ser liquidado.

A forma de compensação monetária da Exchange se dá quando os Tokens Alavancados passam por um processo de reequilíbrio, o que de certa forma evita o risco de liquidação da posição long ou short. Este processo ocorre diariamente às 00:02:00 UTC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isto ocorre porque os Tokens Alavancados reinvestem os lucros se houver valorização da criptomoeda, ou vendem parte dos Tokens caso haja desvalorização do criptoativo.

A fórmula e o processo para este reequilíbrio é relativamente complexa, e terão desempenho diferente se o ativo for mantido por apenas 1 dia, ou durante dias subsequentes.

Para 1 dia, a alavancagem é estática e fixa em 3 vezes. Todavia, ao manter este Token alavancado por mais dias este pode aumentar um pouco a porcentagem de lucro ou perda, uma vez que a fórmula aplicada utiliza a métrica de porcentagem de rendimento diária subsequente, o que habitualmente denominamos juros sobre juros.

Desta forma os Tokens Alavancados possuem exposição secundária à volatilidade de um movimento, estando a sua exposição primária atrelada à movimentação direcional do preço do Ativo no mercado. 

Por fim, as taxas atribuídas aos trades de Tokens Alavancados são diferentes. Ao se comprar ou converter um Token Alavancado a taxa é de apenas 0,03% por trade, enquanto que ao se criar um Token Alavancado a taxa de trade é de 0,1%. Há a cobrança de uma taxa de custódia ou de gerenciamento de 0,03% ao dia, atribuído ao valor líquido do Ativo, o que não refletirá em decréscimo no saldo de Tokens ou acarretará em cobrança de valor capital na conta do investidor.

Para se obter uma listagem completa das criptomoedas que pareiam Tokens alavancados basta acessar o site da FTX (https://ftx.com/)

Este mercado tem crescido, tanto que em dezembro de 2019 um das principais Exchanges de criptoativos do mundo, a Binance, investiu dezenas de milhões de dólares na plataforma FTX. O intuito desta parceria é o de prover novos produtos e formas de negociação de criptomoedas, promovendo maior liquidez ao mercado de criptoativos.

A FTX possui uma criptomoeda própria, a FTT (FTX Token – https://coinmarketcap.com/currencies/ftx-token/), 33ª do Ranking do CoinMarketCap com capitalização de mercado de 231.436.990 de dólares, e com suprimento atual em circulação de 96.888.230 Tokens, e suprimento total de 347.760.566 Tokens. No momento da redação desta reportagem o FTT podia ser adquirido na Binance nos pares BNB, BTC e USDT, nos valores de 0,135 BNB; 26.000,00 Satoshis; e 2,43 USDT.

That´s all Folks, e boa sorte e boas análises àqueles que curtem as fortes emoções da alavancagem.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile