A TON Labs anunciou, ontem (07), o lançamento de uma versão gratuita do Telegram Open Network Blockchain. A nova versão do TON é anunciado em meio a disputa judicial que o Telegram vem travando com a SEC dos EUA. Por conta deste entrave, a empresa já adiou o lançamento do TON Blockchain diversas vezes, tendo anunciado abril de 2021 como nova data para seu lançamento.
Contudo, a comunidade TON, decidiu lançar o Free TON Blockchain, uma versão gratuita da rede. Os usuários, desenvolvedores e validadores de rede também anunciaram que a blockchain contará com tokens gratuitos, batizados de TON. Segundo o anúncio, estes tokens serão distribuídos de forma gratuita para toda a comunidade elegível.
Assim, ao que tudo indica, a empresa dos irmãos Durov poderá abandonar o projeto, visto que ele está rumando para se tornar uma blockchain verdadeiramente descentralizada. Conforme o anúncio, os validadores independentes de rede serão os novos mantenedores da blockchain gratuita.
Todas as novas diretrizes do projeto foram publicados do site FreeTON.org. O novo conjunto de regras foi disposto no documento de Declaração de Descentralização (DOD). O DOD deverá ser assinados por instituições que busquem se qualificar para receber os tokens gratuítos.
Além disso, embora o novo projeto defenda a descentralização, transparência e livre mercado, os usuários e investidores residentes dos EUA não poderão participar do projeto. Segundo o anúncio, os norte-americanos precisarão esperar até que o Free TON cresça para “alcançar a descentralização total”.