Publicidade

Toyota, UTokyo e Trende testam sistema de negociação de eletricidade baseado em blockchain

Por Bia Gomes
Foto: BitNotícias

A Universidade de Tóquio, a fabricante japonesa de automóveis Toyota Motor Corporation e a varejista japonesa de energia renovável online Trende Inc. planejam realizar testes em conjunto para um sistema elétrico alimentado por blockchain. A notícia foi revelada em um comunicado oficial da Toyota em 23 de maio.

O piloto, programado para 17 de junho, testará um sistema elétrico peer-to-peer que permite que casas, empresas e veículos eletrônicos conectados à rede elétrica comercializem eletricidade usando blockchain. A iniciativa terá como foco o Centro Técnico Higashifuji da Toyota e a área ao redor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como o comunicado de imprensa destaca, com fontes de alimentação distribuídas – incluindo painéis solares, baterias secundárias e veículos elétricos – ganhando cada vez mais tração, o sistema nacional de fornecimento de eletricidade do Japão permanece ostensivamente em um estado de transição. Essa transição implica uma mudança “de seu tradicional sistema consolidado de larga escala para um sistema distribuído”, segundo o qual indivíduos e empresas seriam os donos de sua própria fonte de energia.

Para este piloto, os parceiros estabelecerão uma troca de eletricidade que será acessível a todos os participantes, bem como a instalação de um sistema de gerenciamento de energia elétrica com inteligência artificial (IA) – um agente de comercialização de eletricidade – nas instalações de cada participante.

Este agente de comércio de eletricidade baseado em AI colocará ordens de compra e venda na bolsa em nome dos participantes, com base em seu consumo elétrico e nas previsões calculadas da potência a ser gerada pelos painéis solares em suas instalações.

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

O comunicado de imprensa afirma que o piloto representa o primeiro teste para um sistema de comércio distribuído de eletricidade que abrangeria veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs), painéis solares e baterias secundárias.

Objetivos estabelecidos incluem a verificação da vantagem econômica de ter “consumidores de eletricidade e consumidores ‘prosumer’ que comercializam eletricidade através de transações de mercado”, e de usar algoritmos para prever as demandas de PHEVs.

Um prosumer é definido no comunicado de imprensa como sendo uma moeda para “um consumidor de eletricidade que também é um produtor de eletricidade usando equipamentos de geração de energia próprios”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile