Publicidade

Turquia planeja regular criptomoedas até o final de 2020

Por Bruna Grybogi

Recentemente, um dos principais jornais turcos, o Hürriyet, noticiou que o Conselho de Mercados de Capitais do país anunciou seus planos para regulamentação do Bitcoin e de outras criptomoedas até o final de 2020. Mesmo não divulgando detalhes sobre o projeto, o órgão regulador informou que se concentrará na vigilância, regulamentação e auditoria das criptomoedas. 


Os planos de uma regulamentação de ativos digitais se deve ao relatório da pesquisa do banco ING, que apontou que “45% de todos os cidadãos turcos estão considerando usar criptomoedas no futuro”, e em relatórios anteriores, que afirmaram que cerca de 20% dos turcos possuem pelo menos uma criptomoeda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, está nos planos do governo lançar sua moeda digital apoiada pelo Estado (CBDC) ainda em 2020. Segundo relatórios, a moeda digital que será emitida pelo Banco Central da Turquia, irá fazer parte do Programa Presidencial Anual de 2020, que também conta com o desenvolvimento de uma plataforma de software para pagamentos instantâneos através da lira digital. 

O governo afirmou ainda em uma publicação no Resmi Gazette, que suas prioridade será a regulamentação de criptomoedas no país, antes do lançamento de sua CBDC, que aliados à uma lista de outros objetivos, irão contribuir significativamente para o fortalecimento da economia local. 

“O principal objetivo é estabelecer um setor financeiro com uma forte estrutura institucional que possa responder às necessidades de financiamento do setor real a baixo custo, oferecer diferentes instrumentos financeiros a uma ampla base de investidores por meio de instituições confiáveis ​​e apoiar o objetivo de Istambul de se tornar um atraente centro financeiro global”, afirma a publicação oficial do governo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile