Publicidade

Uma única baleia causou a bull run do Bitcoin em 2017, afirma pesquisa

Por Bruna Grybogi

O mesmo acadêmico que, no ano passado, afirmou que a bull run do Bitcoin em 2017 foi desencadeada pela manipulação do mercado, agora está dizendo que o grande aumento da criptomoeda foi causado por um único indivíduo.

Uma única baleia na exchange de criptomoedas, Bitfinex, foi capaz de aumentar o preço do Bitcoin quando o mesmo caiu abaixo de certos valores, de acordo com o professor John Griffin da Universidade do Texas e Amin Shams da Universidade Estadual de Ohio, informa a Bloomberg.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nossos resultados sugerem que, em vez de milhares de investidores mudarem o preço do Bitcoin, é apenas um grande [investidor].”, disse Griffin à Bloomberg. “Daqui a alguns anos, as pessoas ficarão surpresas ao saber que os investidores entregaram bilhões a pessoas que eles não conheciam e que enfrentavam pouca supervisão.”

O argumento do artigo se concentra na teoria de que novos tokens Tether são criados sem os dólares para apoiá-los e depois usados ​​para comprar Bitcoin, aumentando assim o preço.

Para chegar a essa conclusão, Griffin e Shams examinaram as transações Tether e Bitcoin realizadas entre 1 de março de 2017 e 31 de março de 2018, destacando que as compras de Bitcoin na Bitfinex aumentavam sempre que o valor do Bitcoin caía por certos incrementos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse padrão está presente apenas nos períodos após a impressão da Tether, conduzido por um único grande usuário de conta e não observado por outras exchanges.”, diz o novo artigo.

“Simulações mostram que é muito improvável que esses padrões se devam ao acaso. Esse grande player ou entidade exibiu um timing de mercado clarividente ou exerceu um impacto extremamente grande sobre o Bitcoin, que não é observado nos fluxos agregados de outros pequenos traders.”, acrescenta.

O advogado geral da Tether, Stuart Hoegner, negou as alegações, dizendo que o artigo da academia era “fundamentalmente defeituoso” porque se baseava em um conjunto de dados insuficientes. A pesquisa foi provavelmente publicada para apoiar um “processo parasitário”, acrescentou Hoegner em seu comunicado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esta não é a primeira vez que a Bitfinex e a Tether estão nas manchetes. A exchange foi envolvida em uma ação legal nos últimos seis meses.

Em abril, o escritório do procurador-geral de Nova York disse que a Bitfinex perdeu o acesso a US $ 850 milhões mantidos pelo processador de pagamentos Crypto Capital e encobriu as perdas com empréstimos de reservas da Tether.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile