Publicidade

Vitalik Buterin alerta que político ‘pró-cripto’ podem ser lobos em pele de cordeiro

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

Vitalik Buterin, um dos cofundadores da Ethereum, lançou um alerta importante para a comunidade cripto. Em uma postagem de blog datada de 17 de julho, intitulada “Contra a escolha de suas alianças políticas com base em quem é ‘pró-cripto’”, Buterin aconselhou os eleitores a serem cautelosos ao apoiar candidatos que se dizem favoráveis às criptomoedas, sem entender os objetivos subjacentes dessa tecnologia.

Buterin destacou que, embora alguns políticos sejam rotulados como “pró-cripto”, muitas vezes suas posições sobre questões cruciais como privacidade nas comunicações, identidade digital e acesso à informação não são claras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Se você vir um político ‘pró-cripto’ hoje, vale a pena explorar seus valores subjacentes e ver qual lado ele priorizará se um conflito surgir”, disse Buterin. Ele enfatizou a necessidade de analisar as visões previamente declaradas dos candidatos sobre ativos digitais, pois isso pode indicar como suas posições podem evoluir no futuro.

Buterin apontou a iniciativa política Stand With Crypto da Coinbase nos Estados Unidos como um exemplo de abordagem limitada. Segundo ele, os “projetos de lei principais” usados pelo grupo para avaliar se um candidato era pró ou anticripto não consideraram aspectos importantes como liberdades relacionadas as criptomoedas e tecnologia além da criptomoeda.

Vitalik Buterin

Ele acrescentou: “Se um político é a favor da sua liberdade de negociar moedas, mas não disse nada sobre os tópicos acima, então o processo de pensamento subjacente que o faz apoiar a liberdade de negociar moedas é muito diferente do meu (e possivelmente do seu). Isso, por sua vez, implica um alto risco de que ele provavelmente terá conclusões diferentes das suas sobre questões com as quais você se importará no futuro.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Buterin também alertou sobre o apoio de governos autoritários à tecnologia cripto como uma forma de evitar sanções econômicas, enquanto se opõem a ela para manter a vigilância sobre cidadãos e inimigos. Ele sugeriu que essa abordagem de “regras para você e não para mim” pode ser problemática.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile