Publicidade

Vitalik Buterin diz que soluções de layer 3 no Ethereum podem não servir para muita coisa

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, reiterou sua postagem de 1,5 anos atrás sobre as “layer 3”, afirmando que elas não aumentarão magicamente a capacidade de processamento. No entanto, podem reduzir certos custos fixos associados à publicação em lotes e depósitos ou saques.

A declaração de Buterin surge em meio a preocupações de que as redes da layer 3 estejam prejudicando o valor e a segurança do Ethereum. Segundo Buterin, há abordagens alternativas, potencialmente “mais leves”, para alcançar economias de custo semelhantes às oferecidas pelas soluções da layer 3.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seu post anterior, Buterin esboçou modelos para soluções da layer 3. Em um deles, a layer 2 é responsável pelo dimensionamento, enquanto a layer 3 se concentra na personalização da funcionalidade. Embora isso não aumente diretamente a escalabilidade, permite que aplicativos se dimensionem por meio da layer 2, ao mesmo tempo em que dissecam camadas para atender a requisitos operacionais específicos para diversos casos de uso.

Ethereum

O segundo modelo envolve o dimensionamento da layer 2 para fins gerais, com dimensionamento personalizado tratado pela layer 3. Isso pode ser alcançado por meio de rollups, que otimizam os formatos de dados para aplicativos específicos.

O terceiro modelo atribui a layer 2 para dimensionamento sem confiança e a layer 3 para dimensionamento confiável semanal. Aqui, a layer 2 se concentra em rollups, enquanto a layer 3 incorpora Validiums. Eles utilizam SNARKs para verificação de computação, mas dependem de terceiros confiáveis para disponibilidade de dados. Apesar de terem níveis de segurança mais baixos, os Validiums são custo-eficientes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Buterin afirmou que prefere o modelo de blockchain em três layers ao de duas layers, destacando que o primeiro permite que todo o ecossistema funcione dentro de um rollup. Essa configuração permite atividades interdomínios em todo o ecossistema de forma econômica, eliminando a necessidade de arcar com os custos caros associados ao layer 1.

Enquanto alguns defendem a integração de redes da layer 3 (L3) para aumentar a eficiência e funcionalidade do Ethereum, há preocupações entre outros sobre suas possíveis implicações para a descentralização e segurança da rede. A discussão sobre a utilidade das soluções de layer 3 continua, com diferentes perspectivas sobre seu impacto no futuro do Ethereum.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile