Vitalik Buterin propõe gás multidimensional para melhorar a rede Ethereum

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

Em uma postagem em seu blog, publicado nesta quinta-feira, 09, o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, falou sobre as necessidades e as abordagens que podem ser adotadas em relação as taxas de gas, ou seja, as taxas de transação na blockchain. Buterin explica como o gás multidimensional poderia resolver os desafios enfrentados pela rede Ethereum.

Tradicionalmente, a blockchain do Ethereum gerenciava recursos com base em uma única unidade de gás. O gás media o esforço necessário para processar transações. No entanto, diante das limitações desse método, o co-fundador Buterin sugeriu uma abordagem multidimensional para o gás na cadeia Ethereum.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Ethereum introduziu o sistema de gás multidimensional por meio da Proposta de Melhoria Ethereum EIP-4844. Essa proposta trouxe “blobs” que permitiram preços separados para armazenamento de dados e tornaram as transações mais baratas para as cadeias de Camada 2.

Ethereum

Buterin propõe uma solução baseada no EIP-7623, onde as transações são cobradas principalmente de acordo com o uso de recursos. Essa abordagem poderia beneficiar os usuários. A outra opção é uma abordagem mais multidimensional, como a do EIP-1559. Essa é mais complexa, pois envolveria ajustar dinamicamente as taxas para diferentes recursos, otimizando o uso dos blocos enquanto mantém a segurança.

As ideias de Buterin destacam a necessidade de mudar a forma como o gás é cobrado nas transações na rede Ethereum. Embora ainda estejam na fase de concepção, essas soluções poderiam melhorar a experiência e reduzir os custos para os usuários.

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

Há vantagens e desvantagens em cada abordagem, e Buterin afirma que a resposta está em encontrar o equilíbrio certo entre ganhos de escalabilidade e robustez do protocolo.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile