Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, apresentou três propostas para resolver o que descreve como uma possível complexidade sistêmica no cerne do mecanismo de consenso de proof-of-stake (PoS) do Ethereum.
“A proposta de simplificação do PoS: criar um design que exija apenas 8192 assinaturas por slot (mesmo com SSF), tornando a implementação do consenso consideravelmente mais simples e leve,” ele compartilhou na plataforma X.
O principal problema identificado é que os validadores, responsáveis por manter a rede funcionando, precisam realizar uma quantidade significativa de assinaturas digitais utilizando criptografia como parte do processo para garantir o funcionamento adequado da rede.
Isso já representa um trabalho considerável para a rede gerenciar, mas à medida que mais validadores se juntam à rede, o número de assinaturas aumenta, sobrecarregando ainda mais o sistema. Atualizações futuras estão programadas para aumentar drasticamente os requisitos de assinaturas.
Ethereum
Buterin delineou três maneiras de evitar esse problema em um post publicado no fórum de pesquisa do Ethereum em 27 de dezembro. O ponto em comum dessas propostas é encontrar uma forma de exigir apenas 8.192 assinaturas por slot na blockchain do Ethereum.
Essas soluções propostas por Buterin visam simplificar o processo de validação na rede, aliviando a carga de trabalho exigida dos validadores. O foco está em tornar o sistema mais eficiente e leve, mesmo com o aumento contínuo do número de participantes.
Estas propostas de aprimoramento do PoS refletem o compromisso contínuo da equipe por trás do Ethereum em aperfeiçoar e otimizar o funcionamento da rede, especialmente em um momento em que o interesse e a participação na plataforma estão em constante crescimento.
A busca por soluções que tornem o PoS mais simples e sustentável destaca a importância de evoluir os protocolos blockchain para lidar com desafios crescentes e garantir um sistema escalável e eficiente para os usuários do Ethereum.