Volatilidade do mercado fazem com que longs de bitcoin caiam quase 40% na Bitfinex

Por Bruna Grybogi

Desde o início do ano, o mercado de futuros e derivativos de bitcoin tem sofrido mudanças drásticas. Enquanto o mercado presencia um grande aumento no valor, volume e juros em aberto nas principais exchanges, existem sinais que podem ser alarmantes. 



Por exemplo, o interesse em longos na Bitfinex caiu 38,2%, caindo de 47,5 mil para 30 mil dólares em contratos, apenas na primeira quinzena. O fechamento desses contratos durante a alta podem indicar duas coisas: a retirada de lucros ou fechamento de ordens a preço nominal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em dezembro passado, a diferença entre longos e curtos atingiu altas históricas, ficando acima de 43,5 mil contratos. Porém, desde o início do ano, essa diferença caiu em mais de 20 mil contratos. Ainda assim, a atual diferença se encontra em níveis mais altos em comparação aos picos da alta histórica do Bitcoin em 2017. 

Derivativos em outras exchanges

Apesar de o interesse em longos permanecer alto na Bitfinex, a maior parte do volume vem de outras exchanges. Na BitMEX, por exemplo, os sentimentos otimistas do mercado impulsionaram a taxa de financiamento positivamente, fazendo-a disparar desde 14 de janeiro

Já na Okex, os juros em aberto (OI) apresentaram alta nos últimos dias. Porém, as negociações de base do Bitcoin, que nos últimos dois meses flutuavam entre 10 a 20 dólares, caíram abaixo dos 5 dólares. 

🎯 As Melhores Memecoins para Comprar Agora
Confira as Oportunidades e Comece a Investir

Enquanto isso, desde o início do ano, o OI na CME triplicou de tamanho, crescimento acompanhado de perto pela Bakkt. Ambas as empresas lançaram recentemente o mercado de opções em suas plataformas. Todavia, esse  lançamento contribuiu diretamente para o aumento da volatilidade do bitcoin. 

A curto prazo, a volatilidade deve ser manter alta, devido às grandes mudanças e lançamento de novos produtos no mercado de derivativos. 

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile