- O volume de negociação de Bitcoin da Coinbase agora é 75% institucional
- A chamada “demanda excedente institucional” atingiu cerca de 600% da quantidade minerada diariamente, estimada em 450 BTC
- A participação elevada de investidores institucionais tende a trazer mais estabilidade e liquidez ao mercado
O volume institucional nas negociações de Bitcoin através da Coinbase atingiu 75% do total, um nível que historicamente antecipa alta de preço em aproximadamente uma semana. Esse dado reforça a influência crescente de players institucionais no mercado.
Demanda institucional como sinal positivo para o preço do BTC
Conforme Charles Edwards, fundador da Capriole Investments, leituras acima de 75% sempre precederam valorização do Bitcoin em sete dias. Dados mostram que terça-feira recebeu esse nível de peso institucional nas negociações na Coinbase.
Shut the front door. Yesterday institutional Bitcoin buying represented 75% of Coinbase's volume. All readings above 75% have seen higher prices one week later. pic.twitter.com/mxV5RuO7PC
— Charles Edwards (@caprioleio) August 13, 2025
Além disso, a chamada “demanda excedente institucional” atingiu cerca de 600% da quantidade minerada diariamente, estimada em 450 BTC. Ou seja, a compra ultrapassa em muito o ritmo de geração de novos Bitcoins.
Na última segunda-feira, tesourarias corporativas acumularam quase 3.000BTC. Na terça somaram 810BTC, o que indica forte confiança institucional no ativo. Esse movimento ocorre em contexto de queda da inflação e expectativa de cortes na taxa básica de juros nos EUA, fatores que tendem a favorecer ativos de risco como o Bitcoin.
Profundidade de mercado mais alta e menor especulação
A participação elevada de investidores institucionais tende a trazer mais estabilidade e liquidez ao mercado. Nesse sentido, o volume de taxas on‑chain aumentou em 10,3%, enquanto o volume de transferências se manteve em cerca de US$8,5 bilhões, sugerindo operações mais robustas e menos especulativas.
Com isso, o Bitcoin ganha claramente maior maturidade como classe de ativos, sendo visto cada vez mais como opção de investimento institucional. Entretanto, analistas continuam cautelosos, pois a aceleração das compras institucionais pode elevar o risco de uma correção repentina.
Apesar disso, os fundamentos atuais oferecem suporte para um ciclo sustentável de valorização, especialmente se a demanda continuar firme e reguladores avançarem na definição de normas claras.