Publicidade

Vulnerabilidade crítica no bot Maestro do Telegram compromete meio milhão em Ethereum

Por BitNotícias
Foto: Dall-e 3

O projeto Maestro, um dos maiores bots do Telegram no ecossistema, sofreu uma grave violação de segurança. A plataforma foi vítima de uma vulnerabilidade crítica em seu contrato Router2, resultando na transferência não autorizada de mais de 280 ETH (equivalente a US$ 500.000) das contas dos usuários.

O contrato, projetado para gerenciar a lógica de trocas de tokens, continha uma falha que permitia aos invasores fazer chamadas arbitrárias, levando às transferências não autorizadas de ativos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A firma de segurança PeckShield informou que os fundos foram transferidos para a plataforma de câmbio cross-chain Railgun, provavelmente numa tentativa de ocultar sua origem.

Detalhes da exploração do contrato

O cerne do problema estava no fato de que o contrato Router2 possuía um design de proxy que permitia mudanças na lógica do contrato sem alterar seu endereço, uma característica geralmente usada para atualizações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, isso também permitiu chamadas arbitrárias e não autorizadas, possibilitando aos invasores iniciar operações de ‘transferFrom’ entre quaisquer endereços aprovados.

Especificamente, os invasores podiam inserir um endereço de token no contrato Router2, definir a função para ‘transferFrom’, e listar o endereço da vítima como remetente e o deles como destinatário, resultando em transferências não autorizadas de tokens das contas das vítimas para as dos invasores.

Resposta imediata e medidas tomadas

Cerca de 30 minutos após a descoberta inicial da violação, a equipe do Maestro agiu rapidamente e substituiu a lógica do contrato Router2 por um contrato Counter benigno, efetivamente congelando todas as operações do roteador e impedindo quaisquer transferências não autorizadas adicionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Maestro confirmou que a vulnerabilidade foi resolvida. No entanto, tokens em pools do SushiSwap, ShibaSwap e ETH PancakeSwap permanecerão temporariamente indisponíveis enquanto a empresa continua sua revisão interna. A equipe também anunciou que reembolsará os usuários afetados e atualizará a comunidade assim que estiver pronta para processar os reembolsos.

Compartilhe este artigo
Siga:
Notícias sobre Bitcoin, Web 3.0, Criptomoedas e muito mais!
Sair da versão mobile