A Wallet of Satoshi, uma popular carteira de pagamentos Bitcoin Lightning, desapareceu das lojas de aplicativos da Apple e do Google nos Estados Unidos. Este evento ocorreu enquanto a plataforma se aproximava de mais de 1 milhão de transações apenas em novembro.
Wallet of Satoshi banned in the US? pic.twitter.com/S44qN5UI2U
— ck (@ck_SNARKs) November 23, 2023
Em 24 de novembro, vários usuários e participantes da comunidade cripto relataram nas redes sociais que, ao procurar pelo aplicativo Wallet of Satoshi (WoS), não obtiveram resultados ou foram redirecionados para aplicativos de carteiras concorrentes.
No entanto, o aplicativo WoS ainda estava disponível para download nas versões australianas da Apple App Store e nas lojas Google Play da Austrália e Singapura no momento da redação deste artigo.
Decisão da Wallet of Satoshi e implicações
A Wallet of Satoshi esclareceu a situação em uma postagem nas redes sociais, afirmando que não foi banida das lojas de aplicativos. ‘Tomamos a difícil decisão de remover nosso aplicativo das lojas de aplicativos da Apple e do Google nos EUA e não atenderemos mais clientes nos Estados Unidos’, informou a postagem.
To our valued Wallet of Satoshi community in the United States of America,
We've dedicated ourselves to providing the best Bitcoin experience with Wallet of Satoshi, being at the forefront of Lightning usability and adoption. However, we've made the difficult decision to remove…
— Wallet of Satoshi (@walletofsatoshi) November 24, 2023
A publicação não esclareceu os motivos para a retirada abrupta dos serviços nos EUA, embora tenha insinuado uma possível retomada dependendo de ‘desenvolvimentos futuros’. Os usuários existentes nos EUA ainda têm acesso total aos seus fundos em BTC e podem transferir seus tokens para outras carteiras.
Histórico da apple e resposta da comunidade
A Apple tem um histórico de remover aplicativos relacionados a criptomoedas, tendo excluído anteriormente o aplicativo baseado em Nostr, Damus, por um recurso de gorjeta em Bitcoin em junho. A empresa também removeu brevemente o aplicativo da carteira MetaMask de sua loja de aplicativos em outubro.
Além disso, a Apple cobra uma taxa de 30% sobre pagamentos dentro do aplicativo, o que tem sido uma barreira para plataformas de criptomoedas que desejam ter presença na App Store.
Em 17 de novembro, um grupo de usuários insatisfeitos do PayPal, Venmo e Block Cash App entrou com uma ação coletiva contra a Apple, alegando que a empresa havia firmado acordos anticompetitivos com o PayPal e o Block para restringir o uso de tecnologia e pagamentos cripto no iOS. A Apple ainda não respondeu a um pedido de mais detalhes sobre a remoção da Wallet of Satoshi.