É possível que exista uma versão oculta do White Paper do Bitcoin escondido no sistema operacional da Apple.
O documento foi encontrado por Andy Baio, um blogueiro tecnólogo que revelou um arquivo PDF do Artigo escrito por Satoshi Nakamoto ao decodificar uma imagem e transformá-la em ‘documento’.
De acordo com uma postagem de Baio, feita nesta quarta-feira (05), ‘aparentemente foi enviado com todas as cópias do macOS desde o Mojave em 2018’.
O documento foi encontrado justamente no dia em que a comunidade cripto relaciona a data ao aniversário de Satoshi Nakamoto.
- Leia também: Parabéns, Satoshi Nakamoto. Feliz aniversário!
White Paper oculto
Baio disse em postagem que estava tentando consertar sua impressora para digitalizar um documento com um scanner sem fio quando apareceu um dispositivo chamado ‘Virtual Scanner II’, ao qual ele nunca havia visto.
Este Virtual Scanner II mostrava uma imagem, a qual Baio alterou o tipo de mídia de foto para documento, e apareceu o White Paper de Satoshi.
‘Pedi a mais de uma dúzia de amigos usuários de Mac para confirmar, e estava lá para cada um deles. O arquivo é encontrado em todas as versões do macOS do Mojave (10.14.0) até a versão atual, Ventura (13.3), mas não está no High Sierra (10.13) ou anterior’, disse.
Baio instruiu os leitores em como acessarem o documento. ‘Não está claro por que está oculto para alguns ou para que exatamente é usado, mas Reid Beels sugeriu que pode ativar o recurso ‘Importar do iPhone’, disse Baio.
Não está claro por que está oculto para alguns ou para que exatamente é usado, mas ‘linkou’ a página da Reid Beels e sugeriu ativar o recurso ‘Importar do iPhone’.
De acordo com Baio, ‘o nome do arquivo é simpledoc.pdf, e tem apenas 184 KB. Talvez fosse apenas um PDF leve e conveniente de várias páginas para fins de teste, nunca destinado a ser visto pelos usuários finais. Não há praticamente nada sobre isso online’.
Existem poucas referências ao arquivo do White Paper nos resultados do Google, disse Baio. Como por exemplo, um tópico do Twitter do designer Joshua Dickens, postado em novembro de 2020, que também viu o PDF do White inspirado na postagem na Comunidade da Apple em abril de 2021.