Publicidade

XRP – Mais suposições de manipulações através de redes sociais

Por Jorge Siufi
Pixabay

Em praticamente 3 dias o mundo cripto viu o ativo XRP saltar pouco mais de 200%.

Quase que no mesmo período os papéis da GameStop deram um belo salto, assim como o DOGEcoin que saltou centenas porcento, e o Bitcoin que também deu uma desprendida de sua resistência morosa dos US$33.000 dólares e foi tocar os US$38.500 dólares.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De comum nestes 4 casos foi a suposição de que estes “pumps” foram mediados pelas redes sociais.

No caso do Bitcoin, supôs-se o twitte do mega investidor Elon Musk.

No caso do GameStop e do DOGEcoin foram os usuários de um perfil do fórum Reddit, que estão curtindo manipular uns ativos por aí.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E agora no caso do XRP, o Telegram.

Supostamente o aumento no preço do XRP foi mediado por ações coordenadas dos investidores num grupo do Telegram denominado Buy & Hold XRP.

Em apenas 24 horas o número de membros do grupo ultrapassou os 200.000 participantes, tanto que rapidamente um segundo grupo foi criado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estas suposições acontecem até porque muitas vezes estes ativos sobem sem motivações mais claras aparentes, e costumam devolver a alta ao mercado na forma de “dump”, deixando investidores despreparados enlatados, se assim podem ser referenciadas estas sardinhas.

Isso é diferente do que aconteceu com o próprio XRP no final do ano passado, quando deu um “pump” no final de novembro devido ao “airdrop” do token SPARK, e logo em seguida viu um imenso “dump” acontecer devido ao processo da SEC americana contra a Ripple.

De certo, o mercado de renda variável vive de fundamentos, mas também de especulação, e qualquer notícia pode enviar um ativo para a lua, ou para o poço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile