Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Cap. 22 vers. 2

Por Leonardo Broering Jahn

Boa noite meus queridos!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seguimos com a tradução que começamos no versículo de ontem“Measuring Value” é a obra.

 

Esses economistas identificaram uma série de limitações da troca ideal de mercadorias que muitas vezes fazem com que outras formas contratuais sejam usadas. Incluindo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  1. Custos de segurança. Outros tipos de custos de transação são incorridos por partes que são oportunistas – eles são egoístas, mas seguem à letra se não necessariamente ao espírito das regras de um relacionamento (independente se são regras legais, contratuais ou informais). Os custos de segurança são incorridos de, ou para proteger um relacionamento contra, partes que são totalmente maliciosas – eles podem quebrar qualquer uma das regras, usar ameaças de força, ou realmente realizar atos de invasão, roubo ou violência, a fim de satisfazer seus (infelizmente, não tão raros) tipos coercitivos de preferências.
  2. Incompletude de regras – a dificuldade das partes em antecipar todas as contingências que possam ocorrer em um relacionamento e, portanto, a incapacidade de planejá-las com regras (por exemplo, em termos contratuais). A maioria das disputas que chegam aos tribunais, e os novos precedentes legais mais interessantes, ocorrem em situações nas quais as partes que entram em um relacionamento não previram o suficiente para lidar antecipadamente.
  3. Custos de saída e/ou investimentos específicos a um relacionamento em particular. Por exemplo, quando você faz uma aula para aprender a usar o Windows ou o Word, está investindo em um relacionamento com a Microsoft. Outro exemplo é quando uma ferrovia é construída para uma mina de carvão – a ferrovia agora depende da mina para os negócios, e o operador da mina depende da ferrovia para transportar seu carvão. Um terceiro exemplo é o layout em um chão de fábrica, onde os resultados da operação de uma máquina alimentam outra máquina específica. Os exemplos mais comuns são os funcionários que desenvolvem relacionamentos e aprendem habilidades específicas para um trabalho em particular.  Nesses tipos de relacionamentos com altos investimentos ou custos de saída, sem boas salvaguardas contratuais, você pode acabar preso em um relacionamento ruim – mesmo se azedar, e o outro cara te enganar, pode ser muito caro sair do relacionamento, ou você pode perder seu investimento.

    Quando existe tanto a falta de capacidade de especificar regras como os investimentos específicos de relacionamento, o resultado é muitas vezes a integração vertical em uma única empresa. A mina de carvão pode comprar a ferrovia, as operações da máquina ocorrem em uma fábrica pertencente a uma única empresa e assim por diante. Por outro lado, uma empresa tem deseconomias de escala devido à crescente incapacidade de combinar preferências a habilidades em empresas maiores. Como Friedrich Hayek apontou, as deseconomias de escala na distribuição de conhecimento sobre habilidades e preferências são uma grande razão pela qual o socialismo funciona muito pior do que as economias de mercado. Mais frequentemente essas deseconomias limitam o tamanho da empresa. Certas inovações (como na contabilidade no início da revolução industrial ou na gestão da cadeia de suprimentos nas duas últimas décadas) melhoraram a distribuição confiável do conhecimento dentro de uma empresa e, assim, permitiram que as empresas ficassem maiores.

    As inovações que melhor cobrem contingências ou reduzem a necessidade de investimentos específicos em relacionamentos e custos de saída podem prejudicar empresas maiores e beneficiar um número maior de empresas menores. Em vez de um mercado de commodities, muitas vezes uma forma contratual intermediária entre um mercado e uma empresa, como uma franquia, é usada. Uma franquia é um contrato de longo prazo que, a grosso modo, especifica muitas regras básicas para operar um negócio, mas deixa problemas temporários ou exclusivos a critério do operador local.
  4. Em breve, vamos nos referir, talvez, ao tipo mais importante de custo de transação, a mensuração de valor, o principal assunto de nosso ensaio.

Antes de fazermos isso, porém, observemos que esses tipos de custos de transação, embora primeiro estudados no contexto de mercados, não estão confinados aos mercados ou mesmo às instituições embutidas no mercado. Ocorrem sempre que um bem é transferido ou um serviço é prestado de acordo com um conjunto de regras ou costumes, por mais simples ou complicado que seja. Esses custos de transação não apenas fornecem uma base para comparar instituições não-mercantis ou extra-mercantis, como a empresa ao mercado; eles também se aplicam a uma ampla variedade de outras instituições, incluindo muitas que não costumamos pensar como instituições econômicas. Assim, por exemplo, as antigas instituições de herança, casamento, tributo, coleta de impostos e lei de responsabilidade civil envolviam um componente importante da transferência de riqueza. Todos estão sujeitos aos principais tipos de custos de transação descritos aqui – incluindo o nosso tópico principal.  

 

Termina assim o segundo versículo da obra, amanhã o terceiro. Ricas bençãos!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Sair da versão mobile