Boa tarde irmãos.
No versículo de ontem concluímos o Capítulo 2, no qual eu trouxe a tradução de “The God Protocols“. Neste traduzirei “Multinational Small Business“, um artigo também do Satoshi Nick Szabo. Serão dois pequenos versículos, começando por este
Pequenos Negócios Multinacionais
Nick Szabo
1993
Atualmente a vasta maioria das empresas no planeta são pequenas, mas o vasto volume dos negócios multinacionais são conduzidos por grandes corporações.
No futuro a distribuição de tamanho das multinacionais se aproximará da dos pequenos negócios. A mudança de fase entre esses estados pode ser bem rápida já que os custos de telecomunicações e transporte passam por um “ponto de fusão”, criando uma variedade ampla de novos pequenos negócios multinacionais, e indústrias para apoiar esses negócios.
As barreiras para pequenos negócios multinacionais incluem
- legal: labirinto complexo de jurisdições proibitivo
- linguagem/cultura
- custos de telecomunicações
- custos de transporte
Tanto os custos de telecomunicações como o de transportes têm se tornado mais baratos que nunca, e com as fibras ópticas os custos das telecomunicações irão cair ordens de magnitude mais.
Pequenos negócios podem cortar o nó Górdio das jurisdições com tecnologias que independem de jurisdição, incluindo criptografia forte para comunicações e bancos de dados, dinheiro digital, firewalls, prevenção de análise de tráfego com servidores proxy e mixes digitais, e outras medidas de segurança de sistema. Para que o uso desses recursos se torne rotineiro, eles devem ser perfeitamente disponibilizados nos equipamentos e softwares de telecomunicações usados pelas pequenas empresas. Em suas transações comerciais, as empresas irão lidar cada vez mais com arbitradores de disputas específicos do setor, em vez de jurisdições legais tradicionais, e as informações de auditoria das transações serão compartilhadas apenas entre as partes necessárias para resolver a disputa. As empresas irão aprender a compartilhar as informações necessárias para atrair investimentos e vendas, apenas para aqueles investidores e consumidores, sem comprometer seu status legal em qualquer mercado importante no labirinto de jurisdições obscuras nas quais operam. As empresas que primeiro trazerem essas capacidades para pequenos negócios internacionais a preços acessíveis irão colher grandes fortunas. O novo paradigma de contratos inteligentes pode fornecer a base para construir essas ferramentas.
Uma vez que a independência jurisdicional é conquistada, os pequenos negócios têm oportunidades quase infinitas de arbitragem entre os relativos pontos fortes e fracos de várias localidades em vários aspectos dos seus negócios, da mesma forma que as multinacionais atualmente se aproveitam de relaxadas cargas tributárias e o baixos custo de trabalho nos países de terceiro mundo. A intervenção governamental provavelmente custa à economia global mais de 3 trilhões de dólares anualmente; assim vastos mercados aguardam para serem rompidos ao curto-circuitar a intervenção dos governos nos mercados macro e micro.
Esse foi o primeiro versículo do terceiro Capítulo do Evangelho de Satoshi. Amanhã, no próximo versículo, terminamos a obra.
Até amanhã e muitas bençãos.