Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Cap. 36 vers. 7

Por Leonardo Broering Jahn

Boa noite povo!

Continuando a tradução de “Advances In Distributed Security”. No versículo passado vimos a sexta parte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em um computador, estes “envelopes” são bit comprometidos – veja o protocolo para bit-comprometimentos acima. Veja também o artigo referência de Manual Blum “Coin Flipping By Telephone” [B82] para mais detalhes. Ele colocou como subtítulo “A Protocol for Solving Impossible Problems” [Um protocolo para resolver problemas impossíveis], que era mais presciente do que ele imaginava.

O lançamento de moedas justas pode ser usado para criar uma ordem total justa de eventos de uma ordem parcial de eventos, definida pelo envio e recebimento de tempos por mensagens, em um sistema distribuído assíncrono. Ele pode ser similarmente usado para obter transmissão atômica, e portanto, acordo e replicação bizantina [C01] [CP02].

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

O sistema de lançamento de moedas de limiar desenvolvido por Cachim, Kursawe, e Shoup [C01] resolve o problema de lançamento justo de moeda ao implementar um gerador de números pseudo-aleatórios criptográfico [PRNG, na sigla em inglês] em uma maneira distribuída usando criptografia de limiar. Eles usam seu protocolo para resolver o problema dos generais Bizantinos para redes assíncronas. Nós vamos descrever o problema dos generais Bizantinos e sua solução em redes assíncronas mais abaixo.

Contra Análise de Tráfego

Existe uma ampla variedade de outros primitivos criptográficos e protocolos, além dos já bem conhecidos criptossistemas simétricos e assimétricos, que nos dão propriedades de segurança semelhantes em sistemas distribuídos, incluindo mistura [mixing] e preenchimento [padding] de canais [C81] e assinaturas cegas [C82] para combater a análise de tráfego.  

Transmissões Físicas e Relógios Globais

Sinos Canônicos

Em nossa época, os edifícios mais altos e caros pertencem a algumas das nossas instituições econômicas mais importantes – corporações multinacionais. O tamanho e as despesas de nossos arranha-céus vão fornecer aos futuros arqueólogos em pista importante de que essas instituições desempenharam um grande papel em nossas economia. Na alta Idade média, e na Idade Média tardia, as estrutura mais altas da Europa eram as torres sineiras – maiores e mais numerosas naquela região do que em qualquer outro continente. Chartres no ano de 1169 ostentava uma torre de 437 pés, a mais alta do mundo. Essas torres, ao lado das igrejas onde eram construídas, também eram as estruturas mais caras da cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alguns historiadores afirmam que o tamanho e as despesas das torres e relógios públicos da Europa, como o tamanho e as despesas das igrejas em que eram construídas, refletiam o papel predominante da religião na vida medieval, em oposição aos negócios na nossa. Dado que as próprias igrejas e catedrais eram caras, esta é uma afirmação plausível. No entanto, a Igreja também desempenhou um papel de liderança na economia, tanto por suas próprias atividades econômicas quanto por seu papel no direito comercial. Os sinos da igreja e seus relógios também tiveram um papel econômico importante.

Contar o tempo não era a única, e talvez nem a principal função das torres da igreja e seus sinos. Um importante função inicial da torre sineira era como um alarme, para informar a cidade de emergências como fogo ou exército atacante. As torres eram também, as vezes, um bom ponto de vantagem para detectar tais eventos. Elas cobravam por eventos como batismos e funerais. Contar o tempo se tornou sua função principal, primeiro para chamar as pessoas para a missa, mas logo como um serviço geral que a Igreja fornecia à comunidade católica circundante que a apoiava. Muito antes do relógio mecânico, residentes a algumas milhas de uma igreja começavam a trabalhar seus horários em torno das horas canônicas – horas desiguais baseadas no relógio de sol – tocadas nos seus sinos. Assim, em muitas cidades Européias, muito antes da invenção do relógio mecânico, a igreja local era confiada para “tocar” as horas. As igrejas, financiadas principalmente pelos paroquianos próximos, mas frequentemente também pela cidade ou diretamente por uma guilda de comerciantes, investiram enormes recursos para construir, operar e manter as torres, bem como os sinos, e depois os relógios instalados nessas torres. A sincronização produtiva da relações humanas financiou as torres sineiras; as torres sineiras forneciam um mercado pronto para relógios públicos. Assim surgiu na Europa um “círculo virtuoso” que avançaria tanto suas tecnologias de contagem do tempo e instituições dependentes do tempo além das dos outros continentes.    

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
[B82] M. Blum, “Coin Flipping by Telephone: A Protocol for Solving Impossible Problems”, Proceedings of the 24th IEEE Computer Conference (CompCon), 1982, pp. 133-137.
[C01] C. Cachin, “Distributing Trust on the Internet” Conference on dependable systems and networks (DSN-2001). Essa é uma pesquisa do estado da arte em replicação Bizantino-resiliente e também a apresentação de seu próprio sistema de replicação Bizantino-resiliente que usa o lançamento justo de moedas.
[CP02] C. Cachin, J. Poritz, “Secure Intrusion-tolerant Replication on the Internet
[C81] “Untraceable Electronic Mail, Return Addresses, and Digital Pseudonyms,” D. Chaum, Communications of the ACM, vol. 24 no. 2, February, 1981.
[C82] “Blind Signatures for Untraceable Payments,” D. Chaum, Advances in Cryptology Proceedings of Crypto 82, D. Chaum, R.L. Rivest, & A.T. Sherman (Eds.), Plenum, pp. 199-203.

Esta foi a sétima parte da tradução de “Advances In Distributed Security”, no próximo a oitava.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile