Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Cap. 9 vers. 2

Por Leonardo Broering Jahn
Foto: BitNotícias

Daí queridos, boa tarde!

No versículo anterior começamos a obra “Digital Cash & Privacy”. Neste a segunda e última parte..

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Além disso não vejo por que esse sistema não pode ser tão legal (lícito) quanto os atuais cartões de crédito. Tudo que realmente difere neste sistema é a incapacidade de rastrear onde os usuários gastam seu dinheiro, e até onde sei, essa capacidade nunca foi um aspecto legal importante dos cartões de crédito. Certamente ninguém vai admitir hoje que o governo tem interesse em se mover em direção a um ambiente no qual todas as transações financeiras são rastreadas.

Reconhecidamente, isso não fornece anonimato completo. Ainda é possível ver mais ou menos quanto cada pessoa gasta (embora nada impeça uma pessoa de sacar muito mais dinheiro do que gastaria em determinado mês, exceto talvez para despesas de juros; mas talvez ele possa emprestar o digicash [outra abreviação de dinheiro digital] em si e ganhar juros nisso para compensar). E é orientado em torno do mesmo modelo de cliente/vendedor que o Anonymous criticou. Mas eu sustento que este modelo representa a maioria das transações eletrônicas, hoje e no futuro próximo.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

É importante notar que não é trivial se tornar um comerciante que pode aceitar cartões de crédito. Eu passei por isso com um negócio que eu tinha alguns anos atrás. Estávamos vendendo software por correspondência, e isso deixava as empresas de cartão de crédito muito nervosas. Há tanta fraude por telefone nas quais os números de cartão de créditos são acumulados ao longo de alguns meses e, em seguida grandes quantidades de cobranças feitas com eles. No momento em que o usuário recebe sua declaração mensal e reclama, o fornecedor já desapareceu. A fim de obter nosso terminal de cartão de crédito, fomos a uma empresa que “ajuda” as startups com isso. Eles mesmos pareceram bem suspeitos. Tivemos que disfarçar nossa aplicação para dizer que estaríamos vendendo algo em torno de 50% das unidades em feiras, que aparentemente contavam como vendas de balcão. E tivemos de pagar adiantado cerca de 3000 dólares, como suborno, pareceu. Mesmo assim, provavelmente não teríamos conseguido se não tivéssemos um escritório no distrito comercial.

Sob o sistema de dinheiro digital, isso pode ser um problema menor. O principal problema com dinheiro digital é o duplo-gasto, e se você estiver disposto a ir com verificação online (razoável para qualquer empresa que vai levar qualquer coisa mais que algumas horas para entregar a mercadoria), isso pode ser completamente prevenido. Portanto não há mais qualquer possibilidade de os comerciantes coletarem números de cartão de crédito para fraudes posteriores. (Você ainda tem problemas com a não entrega de mercadorias todavia, então nem todos os riscos são eliminados.) Isso pode eventualmente tornar o sistema mais amplamente disponível do que os atuais cartões de crédito.

Não sei se esse sistema poderia ser usado para apoiar ações ilegais, evasão fiscal, jogos de azar ou qualquer outra coisa. Esse não é o propósito dessa proposta. Ele oferece a perspectiva de melhorar a privacidade e segurança pessoal, em uma estrutura que pode até ser de acordo com a lei, e isso não é ruim.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hal Finney

 

Essa foi a tradução da obra “Digital Cash & Privacy” , do satoshi nakamoto Hal Finney, publicada em 1993. Espero que tenham gostado. No próximo versículo começamos o Capítulo 10.
Bençãos de Deus para todos, até amanhã..

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile