Publicidade

Pesquisa: Quem está realmente usando DeFi?

Por Bruna Grybogi

Com a ascensão meteórica de novas plataformas DeFi, um novo relatório da Codefi, uma subsidiária da ConsenSys, mostra como os usuários únicos estão atualmente utilizando esses tipos de serviços. De fato, o valor bloqueado em contratos inteligentes DeFi quase triplicaram desde abril deste ano, trazendo bastante atenção para este nicho. 

Contudo, apesar deste crescimento, o relatório conclui que a maior parte desta atividade não vem de novos usuários. Para isso, os pesquisadores analisaram mais de 79.500 endereços que interagiram com um dos principais contratos inteligentes DeFi no segundo trimestre de 2020. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim, foi constatado que de todos os usuários que depositaram aproximadamente US$ 1,2 bilhão em ETH em aplicativos DeFi, apenas 1.884 deles realizaram 100 transações ou mais no período. Além disso, pode-se concluir que a maioria dos usuários tendem a se manter fiel a uma única plataforma, e raramente migram para outros aplicativos. 

Entretanto, foram identificado os chamados “superusuários”, usuários que participam de pelo menos dois protocolos DeFi diferentes. Segundo o relatório, a Uniswap é o protocolo com mais superusuários, contando com 1.625 ativos no último trimestre. Já a Kyber Network, ficou em segundo lugar com 916 superusuários, seguido pela Compound, com 367. Porém, o relatório não indicou o tamanho dos saldos desse grupo. 

Desta forma, os pesquisadores concluíram que o aumento registrado pelas plataformas DeFi são proveniente de usuários que estavam no ecossistema, e não de novos usuários. Além disso, o relatório sugere que para crescer além desta bolha, os protocolos devem investir em design, em experiência do usuário e em educação. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile