A Libra Association vai reformular o projeto da criptomoeda Libra para se distanciar do conceito original do Facebook.
Desta forma, a stablecoin será renomeado para Diem.
Membros da Libra Association informaram que Diem está associado a “dia”, realmente, conforme o seu significado em latim.
O novo nome vem de encontro a simbolizar um novo começo para a stablecoin que promete ser lançada no início do ano que vem.
A organização já formou uma equipe de gestores contando com uma presidência, vice-presidência, conselheiro geral, direção de tecnologia, direção jurídica, e recursos humanos.
Desde o anúncio do protocolo Libra as agências reguladoras travaram seu desenvolvimento e lançamento devido ao suposto grande impacto que causará nas formas de gerência de economia.
A stablecoin Libra se tornou uma ameaça ao setor bancário tradicional.
Devido a isto os reguladores exigiram o fim de todos os desenvolvimentos relacionados a Libra até que estes pudessem desenvolver uma regulamentação apropriada ao ponto de não haver riscos para a estabilidade financeira.
Até por isso, o protocolo passou por diversas reformulações, inclusive em seu lastro, que a princípio será em moedas FIAT específicas.
Seus desenvolvedores também atualizaram o White Paper deixando especificado que o Facebook teria papel secundário no projeto.
A Associação Libra, que possui mais de 25 empresas parceiras, chegou a afirmar que a mudança de nome é realmente devido à versão inicial do projeto ter recebido forte oposição dos reguladores.
Diem cumprirá os regulamentos internacionais, incluindo os da Força Tarefa de Ação Financeira sobre Lavagem de Dinheiro (FATF), para proteger os usuários.
A Associação também está mantendo contato com reguladores globais sobre a amplitude de circulação de cada moeda e a qual moeda fiduciária poderá ser indexada.
Diem será utilizado para transferências internacionais, bem como para pagamento de bens e serviços.