Publicidade

Qual é melhor: ETF de Bitcoin à vista ou ETF em futuros de Bitcoin?

Por Jorge Siufi

A SEC americana liberou nos últimos meses três fundos negociados em Bolsa de Valores (ETF) em futuros de Bitcoin, o que possibilitou a entrada de mais investimentos institucionais no mercado.

Apesar do sucesso estrondoso do BITO, o primeiro ETF em futuros de Bitcoin que foi lançado pela Proshares, os dois outros ETFs lançados tiveram aceitação mais modesta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O BITO quebrou um recorde de 17 anos de ETFs na Bolsa de Valores ao negociar mais de US$ 1bilhão de dólares em ativos.

Ofuscados pelo BITO os ETFs da Valkyrie (BTF) e da VanEck (XBTF) tiveram lançamentos bem mais modestos.

Além dessa demonstração de perda de força nos ETFs em futuros de Bitcoin com estes lançamentos mais modestos, os três ETFs estão crescendo de forma mais lenta.

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

Mas por que desacelerou?

Um dos motivos da desaceleração por parte dos investidores institucionais nos ETFs em futuros de Bitcoin é simples.

Enquanto em um ETF à vista ou no mercado spot um investidor pode manter a sua posição indefinidamente, no ETF em futuros de Bitcoin o investidor deve rolar sua posição ao longo do tempo porque os contratos futuros expiram no final de cada mês.

No ETF em futuro de Bitcoin o investidor deve vender sua posição antes do vencimento e, em seguida, comprar os contratos para o mês seguinte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agravado pela volatilidade do Bitcoin, essa rolagem de posições pode gerar um custo para os investidores.

Por exemplo, os contratos futuros do ETF BITO no preço atual da criptomoeda está aproximados -0,9% abaixo dos que estão sendo negociados para o mês de dezembro.

Ademais, de acordo com a CME norte americana há a imposição de limite de contratos futuros no primeiro mês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

São permitidos apenas 4.000 contratos, o que obriga o Fundo a manter contratos de Bitcoin do segundo mês.

Assim, quanto maior for a posição em contratos futuros fora do mês anterior, mais o desempenho do ETF se desviará dos preços spot do Bitcoin.

Por motivos como estes existe uma ansiedade dos investidores institucionais no lançamento de ETFs de Bitcoin à vista, que mantém a exposição do investidor no preço real da criptomoeda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por que ETF?

Se é melhor para o investidor institucional possuir ETF de Bitcoin ao invés de ETF em futuros de Bitcoin, por que as instituições não compram o próprio Bitcoin de uma vez?

A resposta para esta pergunta é a regulamentação.

O Bitcoin não é regulamentado pelo Governo, e as grandes instituição e grandes investidores preferem ativos regulamentados para estarem protegidas pela Lei.

Outro motivo discutível é a manutenção das chaves privadas, onde quem adquire a criptomoeda Bitcoin deve se responsabilizar em guardar a chave privada do ativo.

No caso do ETF é a empresa detentora do fundo que fica responsável pela posse e guarda destas chaves.

De certa forma os investidores institucionais ainda têm dificuldades ou receio de manterem estas chaves consigo e optam pela “segurança” da empresa.

E assim…

Os ETFs em futuros de Bitcoin não estão mostrando ser a melhor classe de investimentos em Bitcoin, mas deverá manter seu crescimento à medida que o mercado criptográfico está crescendo como um todo.

Mas a sua existência é de suma importância para a adoção geral das criptomoedas.

Já existem outros ETFs de Bitcoin ou relacionados à criptomoeda, e também diversos ou produtos de investimentos com exposição a criptoativos espalhados pelo mundo, como na Europa, Canadá, e inclusive no Brasil, entre outras localidades.

E assim, não é à toa que os investidores institucionais norte americanos estão ansiosos aguardando a liberação de um ETF de Bitcoin à vista ou estão migrando para outros mercados buscando fundos que seja mais rentáveis e controlados.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile