Publicidade

Rai Dalio afirma que o Bitcoin pode ser um diversificador de investimento

Por Jorge Siufi

O fundador da Bridgewater Associates, um dos maiores fundos de hedge do mundo, declarou que Bitcoin (BTC) pode vir a diversificar os tipos de reservas de valores como riquezas.

Ray Dalio sempre foi critico ao Bitcoin, e recentemente vem apresentando uma mudança em relação ao criptoativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vindo de falas negativas sobre o BTC, no mês passado Dalio fez uma postagem em sua conta do Twitter declarando desconhecer o ativo profundamente.

Também fez alegações às quais pediu para ser corrigido caso estivesse equivocado.

Dalio questionou a volatilidade, a eficiência quanto a ser um meio de troca, sobre ser um bom ativo de reserva de valor, e sobre as regulamentações que poderiam “complicar a vida” da criptomoeda.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX

Agora, em uma sessão do site Reddit chamada AMA (Ask Me Anything – Me pergunte qualquer coisa), o famoso investidor fez declarações positivas sobre o Bitcoin.

A postagem possui mais de 2,3 mil comentários, e em algumas das perguntas feitas Dalio foi questionado sobre os criptoativos, principalmente o Bitcoin.

Dalio respondeu sobre o Bitcoin apenas na postagem do usuário Nassimtalebiscoolleb, que fez a seguinte pergunta:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O Bitcoin é uma resposta potencial a este problema que o novo sistema monetário fiduciário mundial causou?”

As palavras de Dalio foram:

Acho que o Bitcoin (e algumas outras moedas digitais) nos últimos dez anos se estabeleceram como alternativas interessantes de ativos semelhantes ao ouro, com semelhanças e diferenças com o ouro e outros depósitos de riqueza móveis (ao contrário dos imóveis) de oferta limitada. Portanto, poderia servir como um diversificador de ouro e outros depósitos de ativos de riqueza. O principal é ter algum desses tipos de ativos (com oferta limitada, que sejam móveis e que sejam depósitos de riqueza), inclusive estoques, em seu portfólio e diversificar entre eles. Poucas pessoas fazem isso. No que diz respeito ao bitcoin em relação ao ouro, tenho uma forte preferência por manter aquelas coisas que os bancos centrais vão querer manter e trocar valor quando estiverem tentando negociar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Algo que chama bastante a atenção na resposta de Dalio é o posicionamento dos Bancos diante do Bitcoin.

A maioria dos grandes investidores esperam mais do Bitcoin que apenas um controle de risco e volatilidade, ou que seja um bom meio de pagamento.

Esperam a sua regulamentação e a adoção por instituições estatais para que possa servir como ativo de reserva de valor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Também, conforme comentado por Dalio, o Bitcoin possui semelhanças e diferenças em relação ao ouro.

Sem sombra de dúvidas as baixas taxas de transferência, a facilidade de transferência, a inclusão social como ativo, acessibilidade, ser digital, entre outras tantas diferenças fazem do Bitcoin um excelente ativo de reserva para as próximas gerações.

Recentemente uma pesquisa do Devere Group apontou que 2/3 dos investidores classificados como “milênios” (que nasceram depois do ano 2.000) preferem o Bitcoin ao ouro como investimento.

Por ser digital e pelo mundo estar se tornando cada vez mais digital que o Bitcoin apetece os mais jovens.

As novas políticas como a das moedas digitais dos Bancos Centrais trarão à tona o movimento dos pagamentos com moedas digitais, e isso envolve os criptoativos.

Este movimento de revolução se iniciou lá com os códigos de barras, e que hoje estão sendo substituídos pelos QRCodes.

Também lá nos cartões de débito e crédito, que hoje estão sendo substituídos pelos aplicativos de pagamentos em smartphones.

E as retrógadas transferências financeiras bancárias entre contas; bastante limitadas, controladas, taxadas e demoradas; estão ficando para traz com o advento dos criptoativos.

Com toda esta revolução digital buscando praticidade, talvez o ouro não perca o seu valor, mas perderá seu espaço.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile