A Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está enfrentando uma ação coletiva no Canadá. Os demandantes alegam que a empresa violou as leis locais de valores mobiliários ao vender produtos derivados de criptomoedas para investidores de varejo sem o devido registro.
O Superior Tribunal de Justiça de Ontário publicou uma moção de certificação em 19 de abril, dando andamento à ação contra a Binance. Os demandantes, representados por Christopher Lochan e Jeremy Leeder, buscam indenização e rescisão de negociações ilícitas de derivativos.
De acordo com os autores, dezenas de milhares de usuários canadenses investiram em produtos derivados de criptomoedas oferecidos pela exchange.
Operações da Binance no Canadá
A moção destaca ainda que os comerciantes de derivativos de criptomoedas incluem muitos investidores de varejo. Segundo dados da Ontario Securities Commission (OSC), mais de 50% dos proprietários canadenses de criptomoedas possuem pelo menos US$ 5.000 no mercado.
A Binance é uma das principais exchanges globais de criptomoedas, sendo responsável por 58% do volume total de negociação à vista entre as exchanges centralizadas em março de 2024. Além disso, a plataforma opera o maior mercado de derivativos em comparação com outras bolsas como Bybit e OKX, conforme dados da Bybit.
Esta não é a primeira vez que a Binance enfrenta problemas com as autoridades canadenses. Em junho de 2021, a exchange anunciou planos de encerrar suas operações em Ontário após um aviso da OSC. Entretanto, a OSC continuou a investigar a empresa, mesmo após o anúncio da saída da Binance do mercado canadense em maio de 2023.
Até o momento, a Binance não se pronunciou publicamente sobre a ação coletiva em Ontário.