Publicidade

BUSD está proibida e Paxos está na mira das entidades regulatórias

Por Jorge Siufi
Foto: Pixabay

O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) solicitou à empresa Paxos Trust que pare de emitir novas stablecoins USD da Binance (BUSD).

A decisão vem de acordo com o aumento da pressão regulatória dos Estados Unidos sobre o mercado criptográfico como um todo, sendo que as entidades governamentais aumentaram recentemente a pressão sobre as exchanges centralizadas, os investimentos de staking, e as stablecoins.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente a BUSD é a terceira maior stablecoin do mercado, com capitalização de mercado de cerca de US$ 16 bilhões de dólares.

BUSD, Binance e Paxos

A Binance em parceria com a Paxos lançou a BUSD em meados de 2019, uma stablecoin lastreada em 1:1 com o dólar americano com reservas em ativos financeiros tradicionais.

A stablecoin é gerenciada pela Paxos, e a empresa anunciou que manterá a gestão do criptoativo e seus resgates, mas descontinuará a produção de novas unidades de BUSD.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A princípio, a Paxos recebeu um comunicado proveniente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos sobre a investigação da entidade sobre a BUSD.

De acordo com a SEC, a BUSD é considerada um título de valor mobiliário e não está devidamente regulamentada nos Estados Unidos.

Assim, a a SEC em associação com a NYDFS podem mover uma ação contra a Paxos por violar as leis de proteção ao investidor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (13), o editor do The Block, Frank Chaparro, confirmou em postagem no Twitter o anúncio da PAxos encerrando a parceria com a Binance.

Fonte: Twitter

 

Changpeng Zhao (CZ) falou a respeito

O CEO da exchange Binance, CZ, publicou uma série de postagens sobre o caso no Twitter, onde inicialmente disse que ‘os fundos estão a salvo’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Continuando, disse que a Paxos os informou ‘que foram instruídos a interromper a cunhagem de novos BUSD’ pelo NYDFS por ser regulada pela entidade.

CZ afirma que a ‘BUSD é uma stablecoin totalmente detida e gerida pela Paxos’, .

Fonte: Twitter

De acordo com CZ, a Paxos garantiu o lastro dos fundos de reserva nos bancos, que foram ‘auditados várias vezes por várias empresas de auditoria’

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O CEO da Binance disse não ter informações sobre a investigação contra a Paxos, e que não é um ‘especialista em leis americanas’, mas compartilhou a postagem de analista cripto Miles Deustcher.

Deustcher questionou a SEC interrogando como uma stablecoin pode ser considerada um título quando não ‘atende aos critérios do Howey Test’.

O analista, assim como CZ, não entendem como alguém poderia ter expectativa de lucro ao comprar a stablecoin BUSD.

Entretanto, o ponto da investigação não é o lucro feito pelos usuários, mas sim porque a Paxos obtém rendimentos sobre o depósito de fundos em bancos  que provêm o lastro da stablecoin.

Em concomitância a estes trâmites legais sobre a Paxos, o PayPal interrompeu o desenvolvimento de sua stablecoin que seria lançada nas próximas semanas.

O PayPal está construindo sua stablecoin junto com a Paxos, e com este embróglio regulatório a empresa preferiu estacionar o projeto.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile