Circle e BitGo se preparam para solicitar licença bancária diante de novas regras para stablecoins: WSJ

Imagem: Dall-e
  • Empresas de criptomoedas Circle e BitGo planejam solicitar licenças ou autorizações bancárias nos EUA
  • De acordo com fontes ouvidas pelo Wall Street Journal, Coinbase e Paxos também avaliam seguir o mesmo caminho
  • Obter uma licença bancária pode permitir que essas empresas operem como instituições financeiras tradicionais

As empresas de criptomoedas Circle e BitGo estão próximas de solicitar uma licença bancária oficial nos Estados Unidos. A medida visa adequar suas operações ao novo cenário regulatório para stablecoins no país. De acordo com fontes ouvidas pelo Wall Street Journal, Coinbase e Paxos também avaliam seguir o mesmo caminho.

A mudança ocorre em meio ao avanço de projetos de lei como o STABLE Act e o GENIUS Act, que propõem regras mais rígidas e padronizadas para emissores de stablecoins.

Regras mais estritas motivam empresas a buscarem licença bancária oficial

O STABLE Act, aprovado recentemente por um comitê da Câmara dos EUA, propõe uma moratória de dois anos para stablecoins colateralizadas por ativos digitais próprios. O projeto também exige que reservas de stablecoins sejam mantidas separadas dos fundos operacionais das empresas. Já o GENIUS Act propõe um modelo regulatório misto, envolvendo tanto autoridades federais quanto estaduais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As novas regras também impõem padrões mais elevados de combate à lavagem de dinheiro, além de requisitos de liquidez e auditoria. Caso aprovados, os projetos transformariam emissores de stablecoins em instituições financeiras reguladas, obrigadas a seguir o Bank Secrecy Act. Nesse cenário, as empresas passariam a ter que identificar usuários e reportar atividades suspeitas.

Licença bancária pode dar vantagens regulatórias e operacionais às empresas cripto

Obter uma licença bancária pode sobretudo permitir que essas empresas operem como instituições financeiras tradicionais. Elas poderiam aceitar depósitos, oferecer crédito e manter contas diretamente junto ao Federal Reserve. Entretanto, a exigência de compliance rigoroso eleva os custos operacionais, como demonstrado pelo caso da Anchorage Digital, que já possui uma carta bancária federal.

A movimentação marca uma tentativa clara das empresas de criptomoedas de ganhar legitimidade no sistema financeiro tradicional. Com a crescente adoção de ativos digitais, o presidente do Fed, Jerome Powell, declarou que regulamentar stablecoins é “uma boa ideia” diante dos riscos de falhas e fraudes já registrados no setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile