Publicidade

Deputado Matt Gaetz propõe pagamento de impostos federais com Bitcoin

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

O deputado republicano Matt Gaetz apresentou um projeto de lei no Congresso dos Estados Unidos que, se aprovado, permitirá que os cidadãos americanos paguem seus impostos federais utilizando Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Este é um passo ousado em direção a um futuro onde as moedas digitais desempenham um papel vital. no nosso sistema financeiro, garantindo que os EUA permaneçam na vanguarda do avanço tecnológico.’, escreveu Gaetz no X.

O projeto de lei, apresentado em 24 de junho de 2024, exige que o Serviço de Receita Interna (IRS) aceite Bitcoin como uma forma de pagamento para impostos sobre a renda federal. Gaetz, um defensor vocal das criptomoedas, argumenta que a medida modernizaria o sistema tributário dos EUA e proporcionaria mais opções aos contribuintes.

Objetivos da proposta

Matt Gaetz destacou vários benefícios potenciais da proposta. Primeiramente, permitir que os cidadãos paguem impostos em Bitcoin poderia simplificar o processo para aqueles que já utilizam a criptomoeda amplamente em suas transações diárias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, a medida poderia incentivar a adoção mais ampla de criptomoedas, ao integrá-las formalmente ao sistema econômico do país.

Reações e implicações

A proposta de Gaetz foi recebida com uma mistura de entusiasmo e ceticismo. Os defensores das criptomoedas veem a iniciativa como um marco importante que pode legitimar ainda mais o Bitcoin e outras criptomoedas.

Eles argumentam que a aceitação de Bitcoin para pagamentos de impostos poderia impulsionar a confiança no uso da criptomoeda e aumentar sua estabilidade. Por outro lado, críticos levantam preocupações sobre a volatilidade do Bitcoin e os desafios técnicos associados à implementação de tal sistema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A natureza altamente volátil do Bitcoin pode complicar a avaliação precisa dos pagamentos de impostos e exigir que o IRS desenvolva novas infraestruturas tecnológicas para gerenciar essas transações.

Esta mudança ocorre em meio ao crescente apoio ao Bitcoin entre os políticos dos EUA. Os candidatos presidenciais Donald Trump e Robert F. Kennedy Jr. aceitam pagamentos em Bitcoin, e a campanha de Biden está considerando aceitar doações em Bitcoin e criptomoedas.

O Departamento de Receita do Colorado disse que aceitaria criptomoedas como forma de pagamento de imposto de renda empresarial e imposto individual, entre outros, que começou em setembro de 2022.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile