O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Gary Gensler, afirmou que todas os criptoativos, com exceção do Bitcoin, estão classificados na categoria de valores mobiliários.
Em entrevista à New York Magazine, o presidente da SEC falou sobre a regulamentação do setor de criptoativos.
Para Gensler, o mercado precisa ser regulado, e os criptoativos não terão grande grande importância na economia, pois a ‘maioria das criptomoedas falhará”.
Bitcoin não é um valor mobiliário para a SEC
O presidente da SEC voltou a dizer que considera todos os criptoativos e todos seus segmentos sujeitos às leis de valores mobiliários norte-americanas.
Na entrevista ao NY Mag, Gensler foi questionado sobre como as criptomoedas podem ser usadas legalmente, e qual era seu impacto na economia global.
O presidente da SEC voltou a fazer certa distinção entre blockchain e criptomoedas, e separou o Bitcoin dos demais criptoativos.
Disse que todos os criptoativos são valores mobiliários, e que apesar do Bitcoin não estar relacionado a este segmento suas transações são passíveis de regulação.
E também que as organizações de criptoativos atuam como empresas tradicionais nos diversos ramos de investimentos, e assim devem ser normalmente reguladas pelas leis de valores mobiliários.
Os criptoativos no geral não serão relevantes, disse Gensler
De acordo com Gensler, a tecnologia blockchain é verdadeiramente inovadora, mais transparente e resistente a ataques cibernéticos do que os sistemas centralizados.
Entretanto, o presidente da SEC disse não acreditar que os criptoativos servirão como ‘reserva de valor confiável ou um mecanismo de pagamento alternativo’.
‘A história, desde a antiguidade até os dias atuais, prova que as economias estão ligadas por uma unidade monetária, utilizada como meio de troca, liquidação e poupança’, disse o presidente da SEC em referência aos criptoativos.
- Leia também: SCAM: Empresa de investimento cripto associada a políticos no Reino Unido é suspeita de aplicar golpe
Gensler acredita que a regulação do mercado está evoluindo, o que ajudará no desenvolvimento do mercado evitando um crescimento desordenado.
E voltou a afirmar que a SEC investirá na regulação das empresas cripto dizendo que agora ‘a pista para empresas de criptomoedas que não estão registradas na SEC está ficando mais curta’.
Por fim, disse que os ‘aviões que já estão no ar também serão regulados, e que ‘o regulador está apenas tentando pousá-los’.
A SEC apertou o cerco regulatório sobre as empresas de criptoativos e recentemente entrou com ações contra Paxos, Gemini, Kraken, Coinbase, Terraform Labs, entre outras.