A empresa Ripple voltou a falar em sair dos Estados Unidos e mover seu modelo de negócios para outro país devido à regulação norte-americana.
Desde o incidente onde a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) moveu uma ação contra a empresa e sua criptomoeda, a XRP, a empresa demonstra insatisfação com as entidades regulatórias do país.
Ademais, tendo em vista o aperto regulatório e a perseguição às empresas do setor, além das parcerias feitas em outros países, a Ripple está analisando melhores possibilidades de manter e exndir seu modelo de negócios em outra jurisdição.
Ripple volta a falar em deixar os Estados Unidos
A consultora de política internacional da Ripple, Susan Friedman, comentou sobre a recente aprovação da regulação de criptoativos na União Europeia, o MiCA, e fez uma avaliação das atividades dos legisladores europeus e a prontidão da empresa em considerar possíveis opções de crescimento na Europa.
No final de 2020, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, já havia afirmado sua vontade de deixar os Estados Unidos.
Países como Japão, onde a empresa já desenvolve diversos modelos de negócio, assim como o Reino Unido, Suíça, Emirados Árabes e Singapura.
Garlinghouse afirmou que estes países possuem uma relação mais leal com a indústria dos criptoativos. Também que seria inevitável não pensar em sair dos Estados unidos vencendo ou não o que chamou de ‘batalha épica’ contra a SEC.
‘Estamos confiantes de que a lei e a verdade estão do nosso lado. Se perdermos o caso nos Estados Unidos, iremos para outra jurisdição’, disse o CEO.
- Leia também: Ordinals: Quase 200.000 satoshis não fungíveis foram minerados em 1 dia na rede Bitcoin
De acordo com Friedman, a empresa tem planos planos grandiosos para construir um negócio e não faz sentido fazer isso em uma jurisdição que não seja amigável.
E o movimento de mudança parece estar em andamento. Das últimas 52 vagas abertas para contratação na empresa, 46 são para fora dos Estados Unidos e apenas seis vagas sçao para dentro do país.
A comunidade Ripple vê isso como um indício de que a empresa está se preparando gradualmente para se mudar para o exterior.
Isso que em maio de 2021 a Ripple anunciou que após o processo com a SEC, gostaria de abrir seu capital no mercado norte-americano e lançar seus papéis na Bolsa de Valores.