Publicidade

SEC e CFTC querem regulamentação específica para stablecoins nos Estados Unidos

Por Jorge Siufi

Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos, continua em sua saga de regulamentação aos criptoativos e agora quer que as stablecoins sejam regulamentadas de forma específica pelo governo.

Stablecoins na mira das entidades regulatórias

O presidente da SEC norte-americana deu declarações dizendo que as stablecoins deveriam ser regulamentadas pela Comissão de Negociação de Futuros e Commodities, a CFTC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para Gensler, a Comissão deveria ter mais poderes regulatórios sobre as stablecoins, pois estas são possuem grande capitalização de mercado e volume de negociações, portanto, são semelhantes aos mercados financeiros de ações.

Outro ponto é que a SEC entende que boa parte dos criptoativos e stablecoins, incluindo as algorítmicas, são títulos, e deveriam estar registrados na SEC.

A SEC já anunciou que está buscando classificar os criptoativos, e aqueles que forem considerados títulos deverão ser registrados na SEC e as empresas sofrerão processos por crime contra o sistema financeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre as stablecoins, Gensler entende que as empresas não possuem autoridade para “escreverem as regras para as trocas” e comercialização deste tipo de ativo.

Acho que a CFTC deveria ter mais poderes

Gary Gensler, presidente da SEC, em fala sobre a regulamentação das stablecoins

O presidente da CFTC, Rostin Behnam, disse ao Senado norte-americano que a supervisão da CFTC no espaço digital financeiro é uma extensão lógica do que a Comissão já está fazendo em outros setores.

E entende que as empresas de criptografia devem possuir leis apropriadas para a realização de suas atividades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para Behnam, o criptoativo que não é um título automaticamente é uma commodity, e de acordo com a Lei de Proteção ao Consumidor de Bens Digitais (DCCPA), devem ser regulamentados pelo CFTC.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile