A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA entrou com processo contra a empresa Terraform Labs e seu CEO, Do Kwon, por ‘organizar uma fraude multibilionária’.
Conforme consta no processo, Do Kwon e sua empresa estavam oferecendo e vendendo ‘um conjunto interconectado de valores mobiliários digitais em transações ilegais’.
A entidade regulatória citou o colapso da stablecoin algorítmica UST, e a criação posterior do token USTC e da criptomoeda LUNC, associada à LUNA.
SEC contra Terraform Labs
‘Do Kwon e Terraform Labs falharam em fornecer ao público informações completas, abertas e confiáveis sobre LUNA e UST’, disse Gary Gensler, presidente da SEC.
Além disso, Gensler disse que ‘Kwon e a administração da Terraform Labs cometeram fraude ao atrair investidores com alegações falsas’.
Segundo a SEC, ao manipularem informações conseguiram ‘ganhar credibilidade, mas depois causaram grandes perdas aos investidores’.
Assim, a SEC está processando Do Kwon e Terraform Labs por violarem o Securities Act e o Exchange Act.
- Leia também: Sony anuncia parceria com a Astar Network
No mais, o processo também inclui a promoção do Anchor Protocol, que oferecia aos investidores uma recompensa de 20% por depósitos na UST e USTC.
‘Os réus tentaram nos impedir de obter informações importantes sobre seus negócios. Este caso demonstra até onde algumas empresas de criptomoeda estão dispostas a ir para evitar o cumprimento das leis de valores mobiliários’, concluiu Gensler.
O colapso da LUNA e da UST
No ano passado a criptomoeda LUNA e a stablecoin UST figuravam entre as Top 10 em capitalização de mercado e eram consideradas promessas no ecossistema de ativos criptográficos.
A empresa Terraform Labs tinha o intuito de criar uma plataforma para o lançamento de stablecoins algorítmicas, assim como a UST.
Entretanto, devido à grave perda do peg da UST (que entrou em ‘espiral da morte’), a stablecoin colapsou e trouxe consigo a criptomoeda LUNA, que servia como principal lastro para a UST.
- Leia também: Confira as criptomoedas mais pesquisadas no Google
Com perdas de mais de 99,9% de valor destes ativos digitais o protocolo Terra sucumbiu, o que gerou uma forte crise ao mercado que já vivenciava o inverno cripto.
Muitos investidores perderam dinheiro com o ocorrido, e Do Kwon e a empresa Terraform Labs passaram a ser investigados na Coreia do Sul.
Do Kwon acabou foragido e inclusive sofreu ameaças de morte. Há provas de que Do Kwon manipulou o mercado, o que levou a SEC a investigar a Terraform Labs e impetrar esta ação legal agora.