Publicidade

Rumores sugerem possível venda de imóvel realizada com yuan digital, PBoC desmente

Por Bruna Grybogi

Segundo um relatório da agência chinesa de notícias, Global Times, rumores sobre uma transação imobiliária liquidada em yuan digital, atualmente em fase de testes, surgiram na rede.

De fato, como aponta o relatório, os rumores sugerem que uma casa na região de Shenzhen teria sido vendida usando a moeda digital. Apesar de não ter sido revelado a quantia, o montante usado para a compra da casa teria sido pago em uma grande quantidade de yuan digital. Entretanto, o vendedor não teria obtido sucesso ao tentar converter a quantia para yuan tradicional.

Contudo, posteriormente o Banco Popular da China veio esclarecer que os testes com a versão digital do yuan se concentram exclusivamente a transações de varejo. Portanto, grandes transações, como as que ocorrem em venda de imóveis, não estariam sendo processadas pelo banco.   

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim, por meio de um porta-voz, o BPoC afirmou que a suposta transação não ocorreu realmente. Além disso, o banco central chinês ainda informou que apesar de estar em fase de testes, o yuan digital pode ser convertido normalmente para sua versão tradicional, na proporção de 1:1. 

Atualmente, o yuan digital, a moeda digital do banco central da China, está sendo testada em várias regiões. Recentemente, inclusive, o país anunciou uma grande expansão levando teste do yuan digital para novas cidades. Assim, o yuan digital agora poderá ser usado na província de Guangdong e nas cidades de Pequim, Tianjin, Hong Kong e Macau. 

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile