Honduras pode ser o próximo país a tornar o bitcoin (BTC) uma moeda de curso Legal.
Quem virá depois de El Salvador?
Quando El Salvador adotou o BTC como moeda de curso Legal em 2021 representantes de Honduras deram declarações de que o país poderia ser o próximo a adotar a criptomoeda.
Na ocasião, o presidente do Banco Central de Honduras, Wilfredo Cerrato, falou sobre o país estar estudando criar a sua própria moeda digital, como também adotar o BTC.
Honduras é vizinha de El Salvador, possui um sistema econômico mais organizado que El Salvador, e quer seguir os passos do primeiro país do mundo a ter adotado o BTC como moeda para desenvolver-se no âmbito do turismo e negócios através do mercado das blockchains e dos criptoativos.
Esta semana surgiram rumores de pessoas ligadas ao governo que o país deva anunciar uma Lei para tornar o BTC uma moeda de curso Legal.
A presidente do país, Xiomara Castro, deu declarações em tom de brincadeira dizendo que Honduras não deveria permitir que El Salvador fosse o único país “a escapar da hegemonia do dólar.”
Atualmente Honduras possui como moeda oficial a lempira, diferentemente de El Salvador que usava apenas o dólar como moeda oficial antes de adotar o BTC.
Castro também disse que “Honduras tem o direito de se transformar em um país do Primeiro Mundo”, se referindo ao desenvolvimento tecnológico e financeiro proveniente da indústria dos criptoativos.
De acordo com informações não oficiais, ainda nos próximos dias alguma coisa no âmbito da legalização do BTC deverá ser anunciado pelo governo de Honduras.