A Binance Labs anunciou investimento no BIO Protocol (BIO), um protocolo que busca transformar o financiamento e a comercialização de pesquisas científicas iniciais por meio da tecnologia blockchain. Este investimento marca a primeira incursão da Binance Labs no setor de Ciência Descentralizada (DeSci).
O BIO Protocol atua como uma espécie de Y Combinator para ciência baseada em blockchain. O protocolo permite que uma comunidade global de cientistas, pacientes e investidores financiem, desenvolvam e co-possuam novos medicamentos e terapias através de organizações autônomas descentralizadas de biotecnologia, chamadas de BioDAOs.
Essa abordagem busca solucionar lacunas no financiamento científico tradicional, sobretudo em áreas como doenças raras e desafios emergentes de saúde.
Binance investe em DeSci
Atualmente, a rede BIO conta com sete BioDAOs que atuam em áreas diversificadas, incluindo criopreservação, saúde feminina e o uso de psicodélicos para tratar problemas de saúde mental. O próximo grupo de projetos do protocolo inclui iniciativas para acelerar a cura da COVID longa, tratar doenças raras e desenvolver microscópios quânticos para estudar fenômenos biológicos quânticos. Essas iniciativas visam ampliar o impacto da ciência dirigida pela comunidade.
Com o novo financiamento da Binance Labs, o BIO Protocol planeja expandir o ecossistema de BioDAOs. A ideia é permitir que novos projetos recebam capital inicial, reforçando o suporte com provedores de serviços especializados.
A visão do BIO é criar uma infraestrutura autônoma que impulsione o financiamento científico e o avanço de pesquisas, com o suporte de tecnologias de inteligência artificial, design de medicamentos e biologia computacional de código aberto.
Andy Chang, diretor de investimentos da Binance Labs, destacou a importância do projeto:
“O BIO Protocol representa um grande avanço na DeSci ao unir biotecnologia e finanças descentralizadas (DeFi). Na Binance Labs, nosso foco é apoiar avanços inovadores que impulsionam impacto real e de longo prazo. E o BIO está alinhado com essa visão.”
Paul Kohlhaas, fundador do BIO Protocol, também comentou sobre o apoio da Binance Labs. Ele destacou que a parceria representa uma oportunidade de reestruturação no financiamento científico:
“A ciência impulsiona o progresso humano. Mas muitos dos nossos maiores cientistas acabam presos em um ciclo interminável de pedidos de financiamento. Com o apoio da Binance Labs, será possível quebrar esse sistema falho. Assim poderemos promover pesquisas impulsionadas por pacientes em uma escala global. Esta não é apenas uma inovação, é uma revolução no financiamento científico.”