El Salvador homologou licença para que a exchange de criptoativos, Bitfinex, possa prover serviços de tokenização de ativos de forma legalizada no país.
A exchange agora está licenciada pela Comissão Nacional de Ativos Digitais (NCDA), o novo órgão regulador de El Salvador.
Com isto, a Bitfinex recebeu uma licença de Provedor de Serviços de Ativos Digitais (VASP) e também se tornou a primeira plataforma regulamentada internacionalmente reconhecida pela VASP sob a Lei de Valores Mobiliários de Ativos Digitais (DASL).
Bitfinex regulamentada a trabalhar com ativos tokenizado
A Bitfinex fez uma publicação em sua conta do Twitter dizendo sobre a sua aprovação regulamentar em El Salvador.
Em postagem em seu blog, a Bitfinex disse que a empresa ‘fez história como a primeira bolsa de Ativos Digitais totalmente regulamentada a receber uma licença de Ativos Digitais em El Salvador’.
De acordo com o documento, este é um grande passo da empresa para oferecer ‘liberdade financeira e inclusão ao mundo’.
- Leia também:
Assim, disseram estarem construindo um ‘sistema financeiro alternativo gratuito e aberto, onde os participantes controlam totalmente seus próprios ativos digitais e dinheiro resistentes à censura’.
E a empresa empreenderá principalmente na tokenização de ativos, permitindo com que empresas e o governo levantem capital em um mercado regulamentado com regras claras estabelecidas pelo DASL.
Também estipula as regras para novos tipos de títulos tokenizados, como ações tokenizadas, ativos com rendimento e outros produtos de investimento.
Títulos tokenizados são um grande negócio
A Bitfinex disse que ‘os títulos tokenizados são revolucionários, pois oferecem o avanço tecnológico fornecido por criptomoedas como o Bitcoin e o aplicam às ofertas tradicionais de títulos regulamentados’.
Comprados com o mercado de tradFi (finanças tradicionais), os títulos tokenizados são mais vantajosos e disruptivos, abrindo novas possibilidades nos mercados de valores mobiliários tradicionais.
De acordo com a Bitfinex, ‘os títulos tokenizados possuem qualidades como liquidação comercial instantânea, transações verificadas criptograficamente, capacidade de autocustódia e negociação de títulos P2P, bem como mercados que negociam 24 horas por dia’.
Com isto, esta modalidade de digitalização de ativos provê vantagens que os mercados de valores mobiliários antigos simplesmente não conseguem igualar, disse a exchange.
E a empresa vê El Salvador como um local potencialmente aberto a esta inovação, oferecendo oportunidades ‘empolgantes’ para emissores e investidores nativos de criptoativos.
Isto porque El Salvador conseguiu status como ‘pioneiro global na adoção do Bitcoin’, e está caminhando dentro do sistema regulatório para prover condições justas de desenvolver o mercado de ativos tokenbizados.
Esta semana o problema com a retenção de fundos na carteira de criptomoeda estatal, Chivo, acendeu o alerta sobre uma possível pressão norte-americana sobre El Salvador.