Publicidade

ConsenSys lançará rede layer 2 ‘Linea’ na mainnet do Ethereum

Por BitNotícias
Foto: Midjourney

A ConsenSys, empresa de pesquisa e desenvolvimento por trás da popular carteira de criptomoedas MetaMask, planeja lançar sua rede layer 2 (camada 2), Linea, na mainnet do Ethereum esta semana. A rede, conhecida como zkEVM, utiliza criptografia de conhecimento zero (ZK), uma das tendências mais quentes da blockchain este ano, e é compatível com o ambiente de programação Ethereum Virtual Machine (EVM). Isso significa que as aplicações existentes baseadas no Ethereum podem ser transferidas sem necessidade de trabalho adicional significativo.

Os rollups são vistos como um elemento crítico do roadmap da blockchain Ethereum, pois oferecem transações mais baratas e rápidas em comparação com a rede principal, muitas vezes congestionada. Com o lançamento da mainnet alpha, a Linea junta-se a uma série de recentes projetos zkEVM que procuram expandir a acessibilidade ao Ethereum, a segunda maior blockchain em volume de transações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Benefícios da Rede Linea

Os desenvolvedores de aplicativos poderão implantar seus projetos na rede ‘alpha’ da Linea na sexta-feira (14), com o público em geral ganhando acesso a partir da próxima semana. Segundo a ConsenSys, mais de 5 milhões de carteiras únicas já transacionaram na rede de teste da Linea, que foi lançada em março e utilizou NFTs e outros incentivos para atrair novos usuários.

‘Como os preços do gás na camada 2 são 15 vezes menores do que na camada 1, muitos casos de uso se tornam possíveis’, disse Nicolas Liochon, líder global de produto para a Linea. A ConsenSys, liderada pelo co-fundador do Ethereum, Joe Lubin, constrói parte da infraestrutura central do ecossistema, incluindo a MetaMask e a Infura.

Futuro da Rede Linea

Embora exista especulação de que a ConsenSys possa eventualmente lançar um token para a Linea, Liochon afirmou que, se isso acontecer, não será por enquanto. ‘O que queremos fazer? Queremos ficar ricos rapidamente, ou queremos construir algo?’, perguntou Liochon. ‘Sim, basicamente, acho que devemos construir coisas.’

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Linea se tornará totalmente open-source nas próximas semanas, o que significa que os desenvolvedores poderão usar livremente seu código (embora a ConsenSys não tenha planos atuais de lançar um SDK).

A tecnologia de rollup de conhecimento zero é nova e ainda está avançando. À medida que a Linea entra em seu lançamento alpha, ainda terá certos pontos de centralização em seu sistema – que Liochon se refere como ‘rodinhas de treinamento’ – como uma forma de proteger os usuários de bugs imprevistos e outros contratempos.

Compartilhe este artigo
Siga:
Notícias sobre Bitcoin, Web 3.0, Criptomoedas e muito mais!
Sair da versão mobile