Publicidade

Dificuldade de mineração de Bitcoin atinge alta histórica

Por Luciano Rodrigues
Foto: Yayimages

A dificuldade de mineração do Bitcoin atingiu um novo recorde após o último ajuste em 6 de abril. O indicador aumentou pela quarta vez consecutiva e chegou a 47,8 T, um aumento de 2,23%.

A dificuldade de mineração do Bitcoin é um indicador que se ajusta automaticamente a cada 2.016 blocos para manter o tempo estimado de 10 minutos para a criação do bloco. A dificuldade foi ajustada pela última vez em 11 de fevereiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora o hashrate ou poder de processamento do Bitcoin tenha caído cerca de 20 EH/s nos últimos dias, ainda estava acima do hashrate no momento do último ajuste de dificuldade em 23 de março, o que levou ao aumento da complexidade da mineração da rede.

O hashrate do Bitcoin varia de acordo com diferentes fontes, mas, em geral, está em torno de 375 EH/s. Uma consequência do aumento da dificuldade é uma queda no hashprice, ou seja, a taxa de lucro que os mineradores obtêm pelo hashrate que fornecem à rede.

Isso ocorre porque as expectativas de obter recompensas diminuem quando o grau de dificuldade da mineração aumenta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mineração de Bitcoin

O aumento na dificuldade de mineração implica que muitos mineradores estão contribuindo com poder de computação, o que significa mais competição pelas recompensas que a rede oferece aos mineradores que encontram um novo bloco.

Desde o início de 2023, o Bitcoin valorizou cerca de 60% de seu valor, o que tem levado muitos mineradores a reconectar seus equipamentos.

No entanto, os mineradores enfrentaram contratempos recentemente, como a desconexão forçada de equipamentos na Venezuela e a regulamentação da eletricidade no estado do Texas, nos Estados Unidos, que pode afetar o setor em breve.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, que depende dos mineradores para processar e verificar transações na rede. O aumento na dificuldade de mineração pode tornar a mineração de Bitcoin menos lucrativa e levar a uma redução no número de mineradores, o que pode afetar a segurança da rede.

No entanto, a rede Bitcoin tem um mecanismo de ajuste de dificuldade que permite que a rede se adapte à entrada e saída de mineradores, garantindo assim a segurança da rede a longo prazo.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile