A empresa Circle anunciou o lançamento de sua stablecoin indexada ao euro, Euro Coin (EUROC), na blockchain da Avalanche.
A EUROC foi lançada ano passado na rede Ethereum como um token ERC-20, e foi listada em exchanges centralizadas como a CoinBase e descentralizadas como a Curve.
Um dos motivos de lançamento na nova blockchain é fornecer negociações mais rápidas, baratas e eficientes no mercado de câmbio. Também prover maior acesso ao euro em todo o mundo, disseram os desenvolvedores.
- Leia também: Max Keiser alfineta Peter Schiff por lançar projeto de arte com ordinals na rede Bitcoin
Circle lança EUROC na blockchain da Avalanche
De acordo com o EtherScan existem atualmente cerca de 46,5 milhões de EUROC em circulação. A Circle disse que empresas e instituições podem abrir uma conta Circle ou na API Circle para acessar a liquidez do Avalanche EUROC.
O vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Ava Labs, John Nahas, disse ao Cointelegraph que espera ‘grande feedback e uso da Euro Coin, e que ‘ a DeFi está se expandindo para um ambiente multimoeda e transfronteiriço’.
Em novembro do ano passado a Circle anunciou que havia planos de lançar a stablecoin EuroCoin na blockchain Solana. À época o CTO da Circle, Marcus Boorstin, disse que havia conversas entre as partes e que o ecossistema Solana estava interessado em adotar a EuroCoin.
O projeto tinha o apoio do protocolo Radium e Solend DeFi, além da exchange FTX, mas com a quebra da exchange o projeto não foi para frente.
Quando lançou a stablecoin atrelada ao euro, a Circle optar em não usá-la na Europa devido aos anseios regulatórios. Porém, em março deste ano a empresa solicitou aos reguladores franceses duas licenças para garantir a conformidade com o regulamento do MiCA, aprovado recentemente na União Europeia.