Publicidade

Gauntlet estabelece nova parceria com Morpho após saída da Aave

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

Menos de uma semana após encerrar abruptamente sua parceria com a plataforma de empréstimos blockchain Aave, a Gauntlet, uma gestora de riscos cripto, anunciou sua nova colaboração com a Morpho, uma concorrente direta no setor de empréstimos descentralizados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esta mudança estratégica permite à Gauntlet criar seus próprios produtos de empréstimo por meio do MorphoBlue, um serviço lançado pela Morpho em janeiro que possibilita a qualquer um configurar um pool de empréstimos para um par específico de ativos digitais.

A Gauntlet justifica sua decisão de aliança com a Morpho como uma oportunidade de perseguir sua missão de tornar as finanças descentralizadas (DeFi) mais seguras e eficientes, adotando uma abordagem de gestão de riscos em camadas em vez do modelo monolítico tradicional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diferenças entre Aave e Morpho

Tanto Aave quanto Morpho permitem que os usuários emprestem e tomem emprestado criptomoedas sem intermediários tradicionais. A principal diferença reside na gestão e na operacionalização dos pools de empréstimo.

Enquanto os pools da Aave devem responder ao AaveDAO, a organização autônoma descentralizada que governa o protocolo, o modelo da Morpho, especialmente com o MorphoBlue, coloca os gestores de risco diretamente no controle de seus pools, permitindo-lhes definir requisitos de colateral, limites de empréstimo e outras variáveis, além de estabelecer as taxas cobradas dos usuários.

Implicações e perspectivas futuras

A transição da Gauntlet para a Morpho pode ser vista como uma crítica ao seu antigo parceiro, mas também reflete uma decisão baseada em termos de negócios, oferecendo à Gauntlet o potencial de ganhar mais dinheiro com maior flexibilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O modelo da Morpho, que coloca os gestores de risco, ou ‘curadores de risco’, diretamente no controle de seus pools com o MetaMorpho, promete uma gestão de risco mais eficiente do que o modelo da Aave.

Esta mudança não apenas destaca as dinâmicas competitivas dentro do espaço DeFi, mas também sinaliza uma evolução na forma como os protocolos de empréstimo podem operar, potencialmente oferecendo melhores incentivos e gestão de risco para os usuários.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile