A Polygon Labs, desenvolvedora líder por trás do ecossistema blockchain da Polygon, anunciou que está descontinuando o suporte ao Polygon Edge, um modelo de blockchain que antecede a mudança do projeto para a criptografia de conhecimento zero (ZK) como tecnologia central.
O Dogechain, que nunca foi oficialmente endossado pelos líderes do projeto Dogecoin, utilizou o Polygon Edge para construir sua nova rede, aceitando o DOGE do Dogecoin para pagar as taxas de transação, conhecidas como taxas de gás.
A Polygon Labs afirmou que interrompeu as contribuições para o Polygon Edge, o software de código aberto para construir redes compatíveis com Ethereum, que foi usado como modelo para o Dogechain, criado supostamente para trazer DeFi para a comunidade Dogecoin.
Foco no kit de desenvolvimento de cadeias (CDK)
Em vez de continuar com o Edge, o foco agora será na solução sucessora CDK, o kit de ferramentas da empresa projetado para o desenvolvimento de várias redes Layer 2 ZK-Rollups e redes Layer 2 projetadas usando provas de conhecimento zero.
Cadeias implantadas usando o CDK devem ser interoperáveis dentro de uma ampla rede. Vários projetos, como Immutable, OKX, Astar, Canto, Palm Network, Aavegotchi, IDEX, Nubank e Manta Network, mostraram interesse ou têm planos de usar o Polygon CDK para o desenvolvimento de suas redes Layer 2.
‘As cadeias implantadas pelo Polygon CDK serão interoperáveis dentro de uma ampla rede de L2s alimentadas por ZK no ecossistema CDK, criando um único pool unificado de liquidez. Essas são características que o Edge não suporta nativamente e requerem migração com modificações significativas’, disse a Polygon Labs em um comunicado compartilhado com The Block.
Desenvolvimento e futuro da Polygon Labs
Um foco de desenvolvimento importante para a Polygon Labs é a atualização 2.0, um ecossistema composto por várias cadeias aprimoradas com capacidades de conhecimento zero.
Previsto para ser lançado em 2024, este ecossistema, alimentado pelo CDK, visa integrar redes Layer 2 baseadas em ZK rollups e facilitar a comunicação entre cadeias.
O projeto atualmente utiliza dois métodos principais de escalabilidade: uma sidechain chamada Polygon PoS e uma rede de rollup de conhecimento zero, zkEVM.