Proposta de escalabilidade da Solana visa ampliar a rede para bilhões de usuários

Foto: Dall-e 3

Os desenvolvedores da Solana apresentaram uma proposta inovadora para superar um dos maiores gargalos na escalabilidade da blockchain, com o objetivo de torná-la capaz de atender a bilhões de usuários.

A iniciativa inclui mudanças na estrutura de hash e novas estratégias para otimizar a gestão de contas na rede.

Otimização da rede para milhões de contas

A proposta da Solana Foundation sugere a adoção de um sistema de hash ‘baseado em treliça’, que visa reduzir significativamente o esforço necessário para monitorar o estado das contas de usuários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, o processo exige o cálculo regular do estado de todas as contas na rede, uma tarefa que se torna mais complexa à medida que a base de usuários cresce. Com o novo sistema, apenas as contas que sofreram alterações serão atualizadas, simplificando o processo e reduzindo o uso de recursos.

De acordo com a firma de pesquisa Republik Labs, essa abordagem pode ser comparada à limpeza de uma casa, onde somente os cômodos utilizados precisam ser organizados. Essa mudança promete melhorar a eficiência da rede, permitindo que ela suporte um número significativamente maior de contas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Em vez de esfregar cada cômodo todos os dias, você só arruma os espaços que ficaram bagunçados’, disse. ‘Isso economiza tempo e esforço, mantendo tudo em ordem.’

Além disso, os desafios relacionados à criação de novas contas também foram abordados. Atualmente, é necessário provar que uma conta recém-criada é única, o que demanda recursos caros e dificulta a expansão da rede.

Prevenção de ameaças futuras com criptografia quântica

Outro avanço paralelo à proposta é a introdução de cofres resistentes a ataques quânticos, desenvolvidos pela Zeus Network. Esses cofres utilizam assinaturas de Winternitz, que geram novas chaves privadas a cada transação, aumentando a segurança contra possíveis ataques de computadores quânticos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora computadores quânticos capazes de quebrar criptografias atuais ainda estejam a décadas de se tornarem realidade, a Solana já se prepara para proteger seus usuários de possíveis ameaças futuras.

O sistema implementa chaves de uso único, fechando e reabrindo cofres a cada transação para minimizar os riscos.

Essa abordagem demonstra o compromisso da Solana com a segurança de longo prazo, ao mesmo tempo em que melhora a escalabilidade e eficiência da rede, posicionando-se para atender uma base de usuários global e crescente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile