Publicidade

Ripple está desenvolvendo ponte para ligar XRP com outras blockchains

Por Luciano Rodrigues
Foto: Pixabay

Os desenvolvedores do XRP Ledger (XRPL) revelaram uma nova proposta para uma bridge que eles dizem que expandiria a funcionalidade da blockchain.

Desta forma, esse pode ser o primeiro desenvolvimento para conectar o XRP com o restante do mercado de contratos inteligentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora seja uma das principais criptomoedas do mercado, a Ripple ficou ‘de fora’ das principais ondas do ecossistema de criptoativos, como tokenização, NFTs, Daaps, play-to-earn, metaverso, DiDs, entre outros.

Isso ocorre pois a blockchain do XRP foi, basicamente, desenvolvido como foco em tornar a criptomoeda uma opção ao Swift, ou seja, a Ripple desenvolveu soluções para encurtar as distâncias e processo na remessa de valores.

Contudo com o desenvolvimento do mercado, a entrada de grandes player como a Visa, e o advento das CBDCs, o propósito do XRP pode estar ameaçado e por isso é vital que ele se integre ao amplo ecossistema de contratos inteligentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A engenheira de software da Ripple, Mayukha Vadari , publicou a proposta do GitHub e criou um link para ela no Twitter.

As bridges entre blockchains são projetadas para permitir funcionalmente transferências de criptoativos entre duas blockchains diferentes.

Bridge na Ripple

“Uma bridge não troca ativos entre dois livros-razão. Em vez disso, ele bloqueia ativos em um registro (a ‘cadeia de bloqueio’) e representa esses ativos com ativos agrupados em outra cadeia (a ‘cadeia de emissão’). Um bom modelo a ser lembrado é uma caixa com um suprimento de ativos embrulhados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Colocar um ativo da cadeia de bloqueio na caixa liberará um ativo embrulhado na cadeia de emissão. Colocar um ativo embrulhado da cadeia de emissão de volta na caixa liberará um dos ativos da cadeia de bloqueio existente de volta para a cadeia de bloqueio. Não há outra maneira de colocar ativos dentro ou fora da caixa. Observe que não há como a caixa ‘ficar sem’ ativos empacotados – ela sempre terá um suprimento para cada ativo emitido”, disse.

Emi Yoshikawa, vice-presidente de estratégia e operações da Ripple, diz que a proposta “expandiria significativamente casos de uso em potencial para o Ripple além de habilitar contratos inteligentes e outros desenvolvimentos em seu protocolo.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile