A empresa Amazon aparentemente está entrando em peso no mercado de criptoativos, e poderá lançar a sua própria plataforma de negociação de tokens não fungíveis (NFTs).
De acordo com o portal Blockworks, ‘fontes familiarizadas’ disseram que a Amazon está explorando o lançamento de uma empresa de ativos digitais em sua plataforma principal.
Esta plataforma seria independente, e não associada a Amazon Web Services (AWS).
Amazon no mercado de Web3 e criptoativos
Não é de agora que a maior empresa varejista do mundo está vislumbrando o mercado de criptoativos e da Web3.
No início de 2021 a Amazon deu início a uma série de contratações para vagas voltadas ao mercados das blockchains, Web3 e ativos digitais.
- Leia também: Amazon mira pagamentos com criptoativos
Depois disto foi a vez de focar em contratações para empreender em pagamentos cripto, inclusive pleiteando a contratação de uma pessoa para gerir este setor da empresa.
Meses depois, em novembro de 2021, a Amazon lançou o serviço de pagamentos com criptoativos em seu site em parceria com a Venmo.
Próximos passos
Agora a Amazon está focada em empreender em Web3, em jogos baseados em blockchain, e em tokens colecionáveis.
No tocante dos NFTs, ainda não é certo o tamanho do passo que a empresa dará neste sentido, podendo inclusive lançar uma plataforma de negociações.
Entretanto, a dominância da OpenSea pode ser um contratempo, que remete ao caso da plataforma que foi lançada pela Coinbase.
À época, quando anunciou o lançamento de sua plataforma de negociações de NFTs, a Coinbase possuía uma quantidade grande de usuários pré-inscritos.
Mas este número não se refletiu nos fatos e posteriormente a plataforma da Coinbase se mostrou uma decepção.
Mas o certo é que novos empreendimentos em NFTs por parte da Amazon virão.
Em entrevista à CNBC Squawbox no ano passado, o CEO da Amazon, Andy Jassy, disse que a empresa estava trabalhando neste sentido.
Jassy disse na ocasião que: ‘Espero que os NFTs continuem a crescer de forma muito significativa. Provavelmente não estamos perto de adicionar cripto como mecanismo de pagamento em nosso negócio de varejo, mas acredito que com o tempo você verá a cripto se tornar maior e é possível… é possível no futuro’.
Pode ser que a hora tenha chegado.