Arbitrum DAO divulgou votos instantâneos sobre o financiamento de 97 projetos diferentes que buscam acessar o financiamento do programa de incentivos de curto prazo (STIP) do Arbitrum.
Este programa de subsídios é a segunda tentativa do Arbitrum de incentivar o desenvolvimento na rede, após uma primeira iteração que enfrentou resistência da comunidade. A grande quantidade de propostas em votação representa um experimento sobre o quão engajada a comunidade Arbitrum pode ser.
Reação da comunidade e governança
Em março deste ano, a primeira proposta do Arbitrum DAO incluiu uma estipulação de ‘subsídios especiais’ que teria permitido à Fundação Arbitrum alocar subsídios sem uma votação de governança para ‘evitar sobrecarregar a governança com aplicações de subsídios’.
Esta proposta foi rejeitada após causar um alvoroço na comunidade DAO, que queria ter voz nas decisões de financiamento. Agora, essa governança máxima está sendo posta à prova. Os membros do DAO tiveram uma semana para revisar mais de 100 propostas diferentes antes da votação ser iniciada.
Detalhes do financiamento e resposta da comunidade
Hunter Brea, estrategista comunitário do grupo de desenvolvimento do Arbitrum, Offchain Labs, disse que programas de incentivo geralmente impulsionam o crescimento do ecossistema. Ele citou programas semelhantes em Polygon e Avalanche como exemplos.
Embora o número de usuários ativos do Arbitrum tenha se mantido estável esta semana, o fórum de governança do DAO viu uma enxurrada de atividade. Os membros do Arbitrum DAO têm até quinta-feira, 12 de outubro, para votar nas propostas.
O valor final das solicitações de subsídio foi de cerca de 100 milhões de Arbitrum (ARB), avaliados em cerca de US$ 88 milhões. O DAO alocou 50 milhões de ARB para o programa de incentivos, então os desempates irão para projetos cujas propostas passarem com o maior número de votos afirmativos. Até agora, 52 das 97 propostas receberam a maioria dos votos a seu favor.