Publicidade

Bored Ape amarga grande desvalorização enquanto mercado de NFTs segue em baixa

Por Jorge Siufi
Foto: BAYC 8349

Com o prolongado inverno cripto o preço de itens das coleções de tokens não fungíveis (NFT) estão cada vez mais depreciados. É o caso de uma das mais renomadas coleções de NFTs do mercado, o Bored Ape Yacht Club (BAYC).

Uma das principais métricas que mostram a queda do valor dos colecionáveis é o seu preço base, ou mínimo, ao qual um NFT da coleção está sendo negociado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No caso do BAYC, desde o auge de suas negociações, no final de abril de 2022, o preço base de um macaco entediado caiu cerca de -71%, de 128 Ethers (ETH) para 37,95 ETH, de acordo com dados do agregador NFTpricefloor.

Fonte

Cai o preço, sobe o número de colecionáveis comercializados

Conforme mostra o gráfico acima, o preço base de um colecionável BAYC no momento está nos valores praticados em meados de 2021. Assim, o preço base de um BAYC atinge as mínimas de praticamente dois anos atrás.

Com a queda do preço o número de vendas aumentou. Quando o preço estava em sua máxima foram comercializados 144 colecionáveis BAYC. Já com o preço mais baixo, usando como exemplo o dia 24 de junho deste ano, foram negociados 468 itens da coleção. O recorde de vendas ocorreu em agosto de 2021 com 623 itens comercializados.

🎯 As Melhores Memecoins para Comprar Agora
Confira as Oportunidades e Comece a Investir

Devido à diferença dos preços, o volume financeiro de negociação ainda é maior quando o preço base estava no topo. No dia 30 de abril de 2021 o volume financeiro de negociação dos 144 itens foi de 23.107 ETH, enquanto no dia 24 de junho deste ano o volume de negociação chegou a 17.118 ETH computando os 468 itens comercializados.

Isso que este mês a coleção BAYC foi a que apresentou o maior volume de negociações atingindo cerca de 31% do total de NFTs comercializados. Em seguida vem outra coleção da empresa Yuga Labs, a Mutant Ape Yacht Club (MAYC), com cerca de 11% do volume de negociações.

Venda em massa e Blur

Especialistas e traders de NFTs associam a queda dos preços base dos colecionáveis em NFT não apenas ao inverno cripto, mas também ao surgimento da plataforma de NFTs, Blur, lançada em outubro de 2022.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A plataforma que oferece taxas diferenciadas de royalties e taxas ganhou o apreço dos usuários este ano, e gerou uma disputa com a tradicional plataforma OpenSea.

À época, a Blur fez uma forte campanha comercial e reduziu as taxas para zero. Isso que a taxa já era de 2,5%, portanto menor que da OpenSea que era de 5%.

O ponto aqui é que há traders de NFTs que vendem seus colecionáveis em conjunto. É o caso do colecionador, Jeffrey Huang, também conhecido como Machi Big Brother, que vendeu mais de 50 BAYCs recentemente, em valor estimado de US$ 1,2 milhão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ocorrência foi citada pelo portal Decrypt, o qual relacionou a venda de Huang com as acusações do investigador de dados on-chain, ZachXBT, de peculato de Ethereum.

Huang enfrenta um processo relacionado a um artigo publicado por ZachXBT no ano passado, ao qual acusa Huang de desviar dezenas de milhões de dólares em Ethereum de uma extinta plataforma de gerenciamento de criptoativos, cofundada por Huang.

Inverno cripto e NFTs em baixa

Outros pontos que podem estar associados à queda do preço base dos NFTs em geral é a queda no volume de negociação de NFTs. Depois do ‘hype’ da Blur, o mercado esfriou novamente e a comercialização de NFTs voltou a cair.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De fato, as coleções classificadas como sendo ‘blue chip’, que englobam as mais renomadas do mercado, vêm registrando perdas durante todo o ano. O agregador NFTGo mostra que a capitalização de mercado das coleções blue chip está na mínima histórica, que vem desde janeiro de 2022 .

Fonte

A NFTGo mostra também que a capitalização de mercado geral dos NFTs (linha amarela) segue em baixa desde o final de abril de 2022. Já o volume de negociações (barras azuis) atingiu os menores índices desde julho de 2021.

Fonte

Apesar da queda na capitalização de mercado dos NFTs, é crescente o número de ‘holders’ de NFTs. É o que mostra o gráfico abaixo em sua linha amarela. Por outro lado, com a baixa dos preços o números de traders de NFTs vem diminuindo, e atinge os menores patamares desde julho de 2021, conforme mostra a linha azul do gráfico.

Fonte

Por fim, o número de vendedores de NFTs (barra azul claro) ultrapassou o número de compradores (barra azul escuro) em junho do ano passado, e se mantém nesta dinâmica até então.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile